quarta-feira - 18/12/2019

Apresentação de Mapa de Planejamento Estratégico marca encerramento de curso

A Secretaria Municipal de Planejamento encerrou no final da manhã desta quarta-feira, 18, o Curso de Preparação para Elaboração do seu Planejamento Estratégico, realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), por meio da Escola de Contas.

A vice-prefeita, Nayara Gadelha, representando a prefeita parabenizou o Secretário de Planejamento pela iniciativa de buscar a realização da qualificação, e ao TCE/RN pela parceria na realização do treinamento. “Esperamos ver todos os ensinamentos adquiridos nesses três dias intensos de treinamento aplicados na gestão municipal e nos próximos anos com muito sucesso”.

O curso, que teve início na última segunda-feira, 16, teve como sede o Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Mossoró). Tendo como público-alvo os servidores municipais dos setores administrativos de cada Secretaria do Município, a qualificação foi realizada com o objetivo de modernizar as peças orçamentárias, promovendo melhorias na prestação de serviços à sociedade. A secretaria de planejamento sorteou entre os participantes uma Bolsa Integral em parceria com a Universidade Potiguar (UNP), para um curso de Pós-graduação na instituição de ensino.

O secretário municipal de Planejamento, Aldo Fernandes, frisa que o encerramento do curso foi marcado pela apresentação do Mapa Estratégico, elaborado pelos participantes do curso com base nos aprendizados e discussões adquiridos por meio dos painéis. Ele lembra que o curso foi realizado com o propósito montar o mapa do planejamento estratégico do município de Mossoró, o que já foi feito especificamente na Secretaria da Fazenda, através do secretário Abraão Padilha, e vem dando certo, por isso a ideia de ampliar para todas as unidades orçamentárias.

“Encerramos hoje, esse curso de capacitação para montar esse mapa, que nada mais é do que a semente que estamos plantando para a partir dos próximos exercícios orçamentários, financeiros, começar a colher os frutos, discutindo realmente a construção do nosso orçamento, com base no nosso financeiro. Discutindo com as secretarias as necessidades prementes de cada uma, obviamente tendo um enfoque maior com as necessidades da sociedade mossoroense e aqueles que estão aqui usufruindo dos nossos serviços. Sem sombra de dúvidas hoje vamos fechar esse momento apresentando nosso Mapa do Planejamento Estratégico assumindo esse compromisso de colocarmos em prática tudo aquilo que discutimos em nossos painéis e a partir do próximo exercício de 2020 tenhamos aí uma conscientização madura buscando a sustentabilidade fiscal através do nosso equilíbrio entre nossas despesas e nossas receitas, enfatiza.