quarta-feira - 09/10/2019

Ambulatório Materno Infantil realiza momento recreativo para cerca de 30 crianças no Parque Municipal

O Ambulatório Materno Infantil Doutor Raimundo de Medeiros Fernandes realizou na tarde desta terça-feira (08) um momento recreativo para cerca de 30 crianças que são assistidas regularmente pela Unidade de Saúde. A ação aconteceu no Parque Municipal Maurício de Oliveira e está dentro da programação da semana da criança do AMI (veja aqui), em comemoração ao dia 12 de outubro, o Dia das Crianças.

Segundo a assistente social Rosenilda Maria, de 42 anos, esses momentos recreativos são considerados dias diferentes para as crianças e representam muito para elas. “A ideia é trabalhar a recreação, a atividade lúdica, tendo o dia 12 de outubro como uma data representativa socialmente. Então a gente quer proporcionar momentos de lazer, atividades mais recreativas, atividades que possam ser diferentes e mais chamativas. Trouxemos toda equipe do AMI, como psicopedagogas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais para estarem fazendo atividades que possam trabalhar o desenvolvimento psicomotor das crianças.”, destacou a assistente social que atua há mais de 10 anos no Município.

A agricultora Marilene Maria, de 45 anos, moradora do Assentamento São Romão, vem ao AMI a cada 15 dias consultar sua filha Maria Júlia, de 9 anos, com a psicopedagoga, fonoaudióloga e mais recentemente com a nutricionista. Segundo ela, o momento de hoje exclusivo para as crianças está sendo uma maravilha. “Minha filha é assistida há 2 anos pelo AMI, com psicopedagoga, fonoaudióloga e agora passou a ser acompanhada por uma nutricionista porque está acima do peso. A momento de hoje está sendo uma maravilha. A gente ver as crianças interagindo, jogando bola, pulando corda, conhecendo brinquedos que na atualidade a gente não vê, como a corrida de saco. Hoje elas estão à vontade. Quando falei que vinha para cá minha filha ficou muito ansiosa. Ela não conhecia o Parque Municipal e está sendo muito agradável.”, afirmou a agricultora.

Após as atividades recreativas, o Ambulatório ofertou um lanche coletivo paras as crianças e os pais que estavam presentes na ação comemorativa da semana da criança do AMI.

CONHEÇA O AMI

O Ambulatório Materno Infantil Doutor Raimundo de Medeiros Fernandes é referência de atendimento de crianças com microcefalia na cidade. No AMI, essas crianças recebem uma assistência prioritária tendo o suporte de serviços como fonoaudiologia, pediatria, psicologia, fisioterapia, nutrição e outras especialidades. Para esse grupo não existe fila de espera.

Mulheres, gestantes e crianças de 0 a 12 anos também fazem parte do público alvo que o AMI atende. Para as mulheres são ofertados serviços especializados na área de ginecologia, obstetrícia de alto risco e mastologia. Já as crianças dispõem de pediatria, fisioterapia geral, terapia ocupacional, nutricionista, fonoaudiologia, pneumologia pediátrica, psicologia e psicopedagogia.  Todos os usuários precisam do referenciamento da Unidade Básica de Saúde para receber esses auxílios.

O AMI funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem fechar para o almoço. E fica localizado na Rua Wenceslau Braz, ao lado do Centro Clínico Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim).