quinta-feira - 15/09/2022

Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental participam pela primeira vez da Fecirme

Por: Maricelio Almeida

A V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME) tem entre as suas principais novidades a participação de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Crianças de 7 a 11 anos estão expondo mostras e projetos científicos a partir de um trabalho que já vinha sendo realizado em sala de aula ao longo dos últimos meses.

É o caso, por exemplo, de Laura Everllyne, João Davi e Ana Beatriz. Estudantes do 2º ano da Escola Municipal Izabel Fernandes, eles desenvolveram, baseados na pesquisa científica, um trabalho com foco na produção de tintas naturais, oriundas de plantas. “A gente fez esse projeto porque algumas crianças têm alergia a tintas com produtos químicos”, explicou Laura. “Usar tintas naturais é cuidar do meio ambiente”, acrescentou João Davi. “No nosso trabalho a gente usou os três erres: reduzir, reutilizar e reciclar”, finalizou Ana Beatriz.

A família fez questão de acompanhar a apresentação das crianças. Aline Santana, mãe de Laura Everllyne, revelou que a filha estava ansiosa com o início da feira. “Ela nunca tinha participado, mas a partir do momento que ela começou a participar, se desenvolveu muito bem. Durante o processo de pesquisa, estava sempre atenta às plantas, curiosa para saber se surgiria ali alguma cor para a tinta natural, ou seja, um evento desses é um incentivo a mais para a criança. A feira foi muito bem organizada. Estão todos de parabéns”, pontuou.

Aline Santana e a filha, Laura Everllyne.

A coordenadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME), Gláucia Filgueira, reforça a importância da presença dessas crianças na feira. “Nós percebemos a felicidade e a satisfação dos alunos e professores em estarem aqui. A feira está sendo muito bem visitada. Tem um grande diferencial, que é essa estrutura muita organizada, está sendo bem positivo para a Rede Municipal. Os alunos estão felizes, satisfeitos e orgulhosos”, disse.

Gilneide Lobo, gerente Pedagógica da SME, também ressalta a participação dos alunos dos Anos Iniciais na V Fecirme. “Estou emocionada, porque é a primeira vez na Rede que a gente está trazendo os Anos Iniciais, de 1º ao 5º, para participar da feira. E o que isso significa? Significa que a gente, cedo, já está trabalhando a pesquisa como princípio educativo, é a criança já a partir dos Anos Iniciais começando o seu letramento na perspectiva da construção de conhecimento científico”.

Crianças apresentam projeto para visitantes na V Fecirme

O gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, Hélio Oliveira, pontua que a inserção dos alunos do 1º ao 5º ano na Fecirme foi uma decisão acertada, inclusive com esse grupo já representando a maior parte das mostras e projetos expostos na feira. “Foi um aspecto muito inovador e desafiador dessa edição da Fecirme a inclusão dos Anos Iniciais, uma etapa que a gente chamou de Feira Kids, e, por coincidência, foi a etapa que teve mais projetos e mostras na edição dessa feira. Tem sido um momento bastante significativo, de muitas aprendizagens e que traz a perspectiva de ampliação da feira para a próxima edição”.

Hélio Oliveira, gerente de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, acompanhou as apresentações dos alunos na feira ao longo desta quinta-feira (15), avaliando positivamente o evento. “É um sucesso, de público, de participação de 500 alunos envolvidos nas realizações e apresentações de trabalho. Contamos este ano com a novidade das crianças dos Anos Iniciais, além da novidade desta estrutura”, afirmou, complementando:

“Pela primeira vez nós estamos aqui na Estação das Artes, com uma estrutura nesse padrão, padrão das grandes feiras de ciências, uma estrutura toda montada pela Secretaria Municipal de Educação, pela Prefeitura, para dar conforto e dignidade aos nossos professores e alunos. Estamos muito felizes com isso, a receptividade tem sido muito boa, estamos aqui ouvindo os pais, que estão agradecendo por esse momento”, destacou.

Alexandre Andrade, coordenador da V Fecirme, também ressalta o sucesso do evento. “A nossa feira já é um sucesso, desde a qualidade dos projetos que estão sendo apresentados, até a infraestrutura que está sendo oferecida. A Fecirme é a consolidação de todo um trabalho que é realizado nas unidades de ensino. As escolas realizaram as suas feiras, e os projetos abordaram temas da curiosidade dos alunos, de problemas da comunidade, buscavam soluções, e aqueles projetos que tiveram destaque estão aqui para serem expostos para toda a cidade de Mossoró”, concluiu.

A V Fecirme segue nesta sexta-feira (16), em pavilhão montado na Estação das Artes. No total, são 180 mostras e projetos em exposição na feira, que é aberta ao público das 7h às 17h. Os trabalhos recebem a supervisão de aproximadamente 150 professores orientadores.