quarta-feira - 23/10/2019

Alunos da rede municipal do projeto "Robot em ação" participam da IX Feira de Ciências do Semiárido

Na manhã desta quarta-feira, 23, a prefeita Rosalba Ciarlini, acompanhada da secretaria de educação, Magali Delfino e do reitor da UFERSA, José Arimateia Matos, visitou o Expocenter, local onde a partir de hoje acontece a IX edição da Feira de Ciências DO semiárido potiguar.

Na programação desta quarta-feira alunos de 3 escolas da rede municipal de ensino, que fazem parte do projeto "Robot em Ação”, participaram de uma manhã animada e disputada com a apresentação de seus projetos de robótica dentro da programação da feira.

A prefeita Rosalba Ciarlini falou sobre a participação dos alunos e da parceria da rede municipal de ensino com a Universidade. "Essa feira realizada pela UFERSA tem uma grande participação dos nossos alunos. Vim hoje acompanhar esse trabalho de robótica que é feito junto a nossas escolas, onde nossos alunos se destacam. A robótica hoje estimula a criatividade, a inteligência e a competitividade saudável entre os alunos", destacou.

O reitor José de Arimateia Matos explicou como funciona o projeto. "Esse projeto é desenvolvido pela UFERSA, com recursos da Petrobras, onde trabalhamos a robótica em escolas públicas. Hoje temos escolas da rede municipal e estadual. São 2 professores coordenadores de Ciências da Computação e 10 alunos que atuam como estagiários. É um projeto amplo que envolve não só a robótica mas também a arte e o esporte", disse.

A Feira do Semiárido Potiguar é realizada pela Ufersa desde o ano de 2011 e está dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Feira tem início nesta quarta e segue até a sexta-feira, 25. A rede municipal de ensino participa com a apresentação de 22 projetos.