quinta-feira - 03/11/2022

Alunos da Rede Municipal de Mossoró são premiados em olimpíadas de Astronomia e Matemática

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na tarde desta quinta-feira (3), no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, a entrega simbólica de medalhas aos alunos premiados na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2022, Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2022 e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2021.

A entrega foi realizada pelo prefeito Allyson Bezerra, acompanhado de diretores, supervisores e professores das seis escolas premiadas. “Nós trouxemos todas as nossas crianças premiadas nacionalmente, para mostrar a eles a importância que a gente está dando à educação, mostrando que o conhecimento que elas estão tendo na Rede Municipal de Ensino está sendo também reconhecido, que há um resultado. É uma oportunidade pra gente reconhecer o trabalho de toda a nossa Rede Municipal, nossos professores e de toda nossa equipe”, afirmou o gestor.

Participaram da solenidade os mais de 30 alunos premiados das escolas André Luiz, Niná Rebouças, Paulo Cavalcante de Moura, Prof. Antônio Fagundes, Vereador José Bernardo e Ricardo Vieira de Couto, essas duas últimas localizadas na zona rural de Mossoró, em Passagem de Pedras e no Jucuri.

“A importância da medalha tanto para mim, para escola, professores é que representa o esforço, um ganho, uma conquista, algo que eu sinceramente me orgulho de ter conseguido. Feliz é pouco para o que estou sentindo agora”, pontuou o estudante Kaio César, da escola Vereador José Bernardo, medalhista de bronze na 16ª edição da OBMEP.

O professor Adeilson Mendes, da escola José Bernardo, destaca o sentimento de alegria pelo resultado alcançado. “O sentimento é de muita alegria, porque a gente vê o fruto do nosso trabalho, o empenho dos alunos, e eles estão muito animados, muito felizes. Quando essas medalhas chegam a nossa escola, os outros alunos que não estavam tão motivados, eles começam a ter um olhar diferente, uma percepção diferente e se preparando para também participar de um momento como esse”, relatou.

“É uma grande honra, porque eu não estou aqui por qualquer coisa. Para chegar onde estou tem que ter bastante consciência e estudo. É uma medalha muito importante, inclusive porque disputamos com estudantes de todo o estado. Tem que ter muita dedicação com o estudo, porque se não se dedicar, não chega a esse nível”, frisou Pedro Henrique, aluno da escola Ricardo Vieira do Couto e também medalhista de bronze na OBMEP.

Marianna Oliveira, aluna da escola Niná Rebouças, foi premiada com medalha de ouro na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica/Mostra Brasileira de Foguetes, e celebrou o resultado alcançado. “Foi algo muito bom, que me inspira muito a continuar estudando bastante e inspirar outras pessoas a estudarem também”, disse.

A escola André Luiz foi a unidade da Rede Municipal que mais recebeu medalhas na OBA/MOBFOG: foram 26 no total. “É um resultado bastante significativo, porque é um trabalho que a gente já vem realizando há vários anos. A escola André Luiz é a pioneira em Mossoró na modalidade OBA, tanto das escolas públicas quanto particulares, e já colecionamos diversas medalhas”, pontuou Sueldo Leite, diretor da unidade de ensino.

“É um momento em que sinaliza que todo o trabalho realizado pelas equipes da Secretaria, pelas escolas, pelos professores e todo o envolvimento das famílias, está valendo a pena. Uma educação de resultados, é isso que nós buscamos, e este é um momento de coroação de resultados, sem nunca deixar de esquecer o processo”, concluiu a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.