terça-feira - 04/04/2023

Alunos da Escola Maria do Céu participam de aula de campo no Memorial da Resistência

Por: Maricelio Almeida

Alunos das turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputada Maria do Céu, localizada no bairro Dom Jaime Câmara, participaram, nesta terça-feira (4), de uma aula de campo no Memorial da Resistência de Mossoró. As crianças conheceram detalhes da história de resistência ao bando de Lampião e ainda puderam acompanhar a exposição “O Movimento Pictórico da Liberdade Mossoroense”, do artista plástico Isaías Medeiros, que segue aberta no Salão Joseph Boulier.

“É um aprendizado muito rico, porque a gente sai das quatro paredes da escola, do cotidiano. Alguns alunos ficaram bem ansiosos, porque não conheciam o Memorial. É uma vivência diferente, que fica marcada na memória afetiva dessas crianças. A gente aguarda novos convites e outros passeios no decorrer do ano”, destacou a professora Karoline Narjara.

As crianças ficaram encantadas com o que presenciaram. “Estou gostando, porque eu nunca tinha vindo aqui, é a primeira vez. Estou achando bem interessante”, disse Layla Letícia, de 11 anos. “Aqui é muito legal, eu nunca tinha visto. Espero aprender tudo da história desses quadros”, comentou Renato Gabriel, 10 anos. “Eu gostei muito. É bom, porque a gente conhece as pinturas, novas culturas, eu achei ótimo. Ele (Isaías Medeiros) pinta bem, é ótimo em pintura. Aprendi muita coisa, principalmente sobre a Mossoró de antigamente”, comentou a pequena Rebeca Vitória, de 10 anos.

Rebeca Vitória, 10 anos

A professora Lenilsa Gama reforça a relevância dessa atividade para o processo de aprendizagem das crianças fora do ambiente físico da escola. “É um momento de grande importância, porque estamos trazendo eles para conhecer um pouco da história de Mossoró, para vivenciar essa história, que muitas vezes contamos em slides, em livros, mas aqui é diferente. Esta exposição é cultura, e a cultura a gente não pode deixar morrer de maneira nenhuma, principalmente na vida escolar”, pontuou.

Professora Lenilsa Gama

O artista plástico Isaías Medeiros, idealizador da exposição, conta que receber os alunos da Rede Municipal representa um momento de grande alegria. “É o primeiro contato dessas crianças com as artes visuais em uma galeria. A aula começou com a visitação aos murais que compõem o Memorial, os painéis, mostrando Celina Guimarães, Lampião, Rodolfo Fernandes, Maria do Céu, eles se encontraram com a patronesse da escola, e continua aqui no Salão, onde eles podem ter o contato com a história de Mossoró, a partir dos fatos registrados em tela, de uma forma bem didática”, concluiu.