sexta-feira - 04/11/2022

Agronegócio é tema de encontro entre Prefeitura de Mossoró, Sebrae e agricultores

Por: Thiago Braga

Na manhã desta sexta-feira (4), a Prefeitura de Mossoró, em pareceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), reuniu representantes de associações, cooperativas e agricultores familiares. Na ocasião, o encontro tratou sobre os desafios e oportunidades do agronegócio.

O encontro faz parte do Agronordeste, desenvolvido pelo Governo Federal e Sebrae. Aqui em Mossoró, o evento é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), Secretaria Municipal de Educação (SME) e agricultores familiares da região.

Representantes do Sebrae e Seadru se reuniram com agricultores. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

“Hoje, no Brasil, quem produz a diversidade na mesa do nosso povo é o pequeno agricultor. Agricultores produzem alface, tomate, macaxeira e assim conseguimos ter uma segurança alimentar. Nós precisamos ter um olhar especial para esse público, com políticas de valorização desse pequeno produtor, e asim a gente proteja essa camada da economia, que hoje tem uma média de idade de 50 anos, sem uma perspectiva de sucessão dentro do campo”, destacou Malu Fontes, consultora de políticas públicas do Sebrae.

Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (4) na sede do Sebrae Mossoró.  Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Discutir as dificuldades, criar oportunidades e e fortalecer a missão de ser agricultor no Brasil foram alguns dos pontos abordados na reunião. “Esse encontro tem o objetivo de mostrar para os agricultores e cooperativas o tamanho do mercado que há e a capacidade de absorver a produção deles. A gente abre um leque para que o agricultor saiba o que produzir e com foco onde vai comercializar”, explicou Cleiton Dantas, coordenador de Convivência do Semiárido da Seadru.

“Pra gente que representa as instituições é muito importante participar desses espaços. É onde a gente destrava diversas situações, levando informações às comunidades. Pra gente é muito importante esse diálogo, trazendo uma pauta de reivindicações para que eventos como esse possam acontecer mais vezes, mantendo o elo entre instituição e associação, crescendo com a resolução de gargalos em todo o processo”, declarou Luana Clementino, representante da Associação dos Produtores Orgânicos Familiares de Mossoró (Aprofam).

Luana Clementino - representante da Aprofam. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A oportunidade ainda serviu para esclarecer dúvidas dos agricultores, disseminando novos conhecimentos. “Pra gente é muito importante esse encontro, pois serve para tirar nossas dúvidas. É muito bom para nós pequenos produtores que precisamos trabalhar juntos com a Secretaria de Agricultura e o Sebrae”, disse Verônica Sousa, vice-presidente da Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares de Mossoró e Região (Cooafam).