quinta-feira - 15/12/2022

Agricultoras concluem curso de gastronomia com produção de sobremesas

Por: Thiago Braga

Mulheres de famílias do Polo Alagoinha, zona rural de Mossoró, concluíram o curso de gastronomia regional, ofertado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A iniciativa contou com apoio da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru).

O curso de gastronomia regional foi composto por quatro módulos, sendo um deles com aulas teóricas e os outros três com aulas práticas, onde as aulas produziram alimentos à base de galinha caipira e carne de sol. No último encontro, concluindo a capacitação, as participantes produziram sobremesas e lanches.

A qualificação contou ainda com a parceria da Universidade Potiguar (UnP) e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN) com facilitadores nas áreas de gastronomia e nutrição.

“Na nossa quarta aula, trouxemos opções de sobremesas e opções de comidas para vendas em feiras e eventos. Mais uma vez demos ênfase aos insumos locais, produzindo cuscuz cremoso, bolo de rapadura, cocada cremosa. Foram várias sobremesas e lanches. Foi uma experiência muito positiva, uma troca de conhecimento e experiências que servem para aperfeiçoar os trabalhos das participantes”, explicou Alexandre Dantas, gastrólogo da Emater-RN.

Cerca de vinte alunas participaram das atividades do curso de gastronomia regional. São agricultoras de famílias localizadas no entorno do Parque Nacional da Furna Feia.

“Com a finalização do curso as participantes terão a oportunidade de aplicar todos os conhecimentos e criar novos pratos para agregar valor no fornecimento de refeições para os visitantes da Furna Feia, mossoroenses e turistas”, destacou Faviano Moreira, titular da Seadru.

Além do preparo das comidas regionais e seus acompanhamentos, o curso forneceu às agricultoras orientações sobre apresentação dos pratos, montagem e posicionamento das mesas e criação de ambientes agradáveis.