segunda-feira - 29/05/2023

Agricultoras do Assentamento Hipólito participam de curso de beneficiamento de polpa de frutas

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu no Assentamento Hipólito, zona rural, o curso de Produção e Conservação de Polpa de Fruta. A atividade foi realizada entre os dias 22 e 26 deste mês e contou com a participação de 13 mulheres da localidade.

O objetivo do curso é gerar uma fonte de renda para as mulheres da região, explicou a instrutora do Senar, Cícera Kátia. “Estamos aproveitando as frutas da região de época, como a cajarana, acerola, tamarindo. Elas estão aprendendo desde a seleção a escolher as frutas para fazer o processamento das polpas. O curso também ensinou a higienização correta, a padronização e a precificação do produto”, disse a instrutora.

Risolene Vitorino, agricultora e representante da comunidade, participou do curso e destacou que a iniciativa aflorou nas participantes o desejo de implementar na comunidade uma micro e pequena empresa para iniciar o próprio negócio.

“Esse curso veio numa boa hora aqui para a nossa comunidade. A nossa ideia agora é que possamos fazer uma micro e pequena empresa para fazer o reaproveitamento das frutas na nossa região. Quem sabe um dia vamos estar com uma grande cooperativa aqui no Hipólito juntamente com todas as mulheres sendo dona do próprio negócio. Já avaliamos até os preços de alguns produtos, tipo liquidificador industrial, seladora, freezer, entre outros. Estamos nos organizando”, contou Risolene.

A agricultora Maria Rosário também participou do curso. “Gostei muito de participar do curso. É muito proveitoso para nós porque agora vamos poder lucrar com aquilo que temos nos nossos quintais, que são as frutas. Antes se perdia e a gente não sabia como reaproveitar”, disse.

Gerente de Desenvolvimento Rural da Seadru, Raniere Barbosa esteve presente no encerramento do curso e enfatizou a parceria entre a Secretaria de Agricultura e o Senar no desenvolvimento de iniciativas para a mulher do campo.

“Esse curso faz parte do programa "Mossoró Rural", desenvolvido pela Prefeitura de Mossoró e que conta com parceiros. Estamos aqui com esse curso em parceria com o Senar nesse encerramento do curso de beneficiamento de frutas que também é uma segurança alimentar porque há uma diversidade muito grande nos quintais individuais, principalmente nos assentamentos”, destacou Raniere.