quinta-feira - 03/08/2023

“Agosto Lilás”: Prefeitura intensifica ações de conscientização e combate à violência contra a mulher

Por: Italo Bruno

Neste mês de agosto, a Patrulha Maria da Penha (PMP), da Guarda Civil Municipal (GCM), prepara uma série de atividades a serem trabalhadas dentro da programação “Agosto Lilás”. Neste ano, a campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher comemora o 17º aniversário da Lei Maria da Penha. Essa, é uma importante iniciativa que busca evidenciar a discussão sobre um problema alarmante e recorrente em nossa sociedade, levando informação, apoio e esperança às mulheres que sofrem diariamente com qualquer tipo de violência.

As atividades visam promover um diálogo aberto com a população, incentivando uma cultura de respeito, empatia e igualdade. O objetivo principal é criar uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as mulheres possam viver livres de violência, assédio e opressão.

A programação “Agosto Lilás" ressalta a importância das informações sobre os direitos das mulheres e os recursos disponíveis para auxiliá-las, como delegacias especializadas, centros de atendimento e serviços de apoio psicológico. Além disso, é também um apelo à sociedade para que se engaje na conscientização, prevenção e erradicação da violência de gênero em todas as suas formas.

O mês de agosto foi escolhido como um período dedicado à luta contra a violência de gênero em razão da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. Essa legislação é reconhecida internacionalmente pelo combate à violência contra a mulher, e leva o nome de Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher que sofreu violência doméstica durante anos e se tornou um símbolo de resistência, respeito e superação.

Durante todo o mês, a Prefeitura de Mossoró, através da Patrulha Maria da Penha (PMP), se une ao Centro de Referência da Mulher (CRM) e as demais intituições e redes de atendimentos de proteção as mulheres em situação de violência, para a promoção de diversas atividades. Por meio de eventos, palestras, seminários, campanhas de conscientização e ações educativas, buscando sempre expandir as informações sobre os direitos das mulheres, as diferentes formas de violência que podem sofrer e como buscar ajuda.

Em caso de violência contra a mulher, a vítima pode contar com o apoio do serviço de emergência da Guarda Civil Municipal (GCM). A central funciona 24h através do número 153. A GCM também conta com canal exclusivo de denúncia no WhatsApp (84) 9 8631-7000.

PROGRAMAÇÃO "AGOSTO LILÁS" 2023

• Dia 6 (Domingo)

Tarde

17h – Divulgação da Campanha "Agosto Lilás" na programação “Viva Rio Branco”.

• Dia 8 (Terça-feira)

Manhã

8h30 – Abertura do “Agosto Lilás” com o seminário em alusão à Lei Maria da Penha, 17 anos, uma conquista histórica das mulheres.

Local: Teatro Lauro Monte

• Dia 9 (Quarta-feira)

Tarde

14h30 – Palestra no CRAS BH ou CRAS do Redenção.

• Dia 10 (Quinta-feira)

14h – Palestra no CRAS Quixabeirinha

• Dia 11 (Sexta-feira)

14h – Palestra no CRAS Santo Antônio

• Dia 14 (Segunda-feira)

14h – Palestra no CRAS Jardim das Palmeiras

• Dia 15 (Terça-feira)

8h – Palestra no CAPS II Antônio Herculano

15h – Palestra no CRAS Sumaré

• Dia 16 (Quarta-feira)

14h – Palestra na UnP

• Dia 17 (Quinta-feira)

14h – Palestra no CRAS Bom Jesus

• Dia 21 (Segunda-feira)

Manhã

8h às 10h – Hospital da Mulher – Ciclos formativos sobre violência contra a mulher com agentes comunitários de saúde.

14h – Palestra no CRAS Abolição IV

• Dia 22 (Terça-feira)

Manhã

10h – Lançamento da Cartilha “A Força da Rede”