segunda-feira - 01/09/2025

"Agosto Lilás" é encerrado em Mossoró com aulão de defesa pessoal e autoproteção para mulheres

Por: Edinaldo Moreno

Lucas Bulcão (SECOM/PMM) Lucas Bulcão (SECOM/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem), promoveu um aulão gratuito de defesa pessoal e autoproteção para mulheres. A ação realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) ocorreu dentro do projeto "Viva Rio Branco", em frente ao Teatro Dix-huit Rosado, e uniu aprendizagem, fortalecimento e empoderamento feminino.

O momento encerrou a campanha "Agosto Lilás", mês dedicado à conscientização sobre o combate à violência contra a mulher.  A proposta do aulão foi oferecer espaço de acolhimento e união, na qual, as participantes tiveram a oportunidade de aprender recursos de autoproteção

Comandante da GCM, Gabriela Saiara destacou a importância do combate à violência contra a mulher, reforçando o caráter educativo das ações promovidas pela Prefeitura de Mossoró durante todo o mês de agosto. Ressaltando também o trabalho de proteção às mulheres com medidas simples, mas eficazes para serem postas no cotidiano de todas elas que passam por uma situação de risco.

"Hoje estamos encerrando a nossa campanha do ‘Agosto Lilás’. Foi uma campanha linda onde a Patrulha Maria da Penha trabalhou com muito afinco divulgando e levando nosso trabalho para vários equipamentos municipais e estabelecimentos privados. Hoje estamos aqui promovendo esse aulão de defesa pessoal e autoproteção especialmente para as mulheres, onde os professores fizeram técnicas simples, mas eficazes para o dia a dia dessas mulheres naquelas situações em que nós mulheres nos deparamos como puxão de cabelo, no braço, agarramento na linha da cintura. Essas técnicas servirão para que essas mulheres consigam se desvencilhar dessas situações e pedir socorro", explicou a comandante da GCM.

Comandante da GCM, Gabriela Saiara, e os instrutores Nascimento e Agenilton Gonçalves. Foto: Lucas Bulcão (SECOM/PMM)

Os instrutores convidados conduziram a atividade prática, que contou com técnicas simples e eficazes para situações cotidianas como puxões de cabelo e braço, que podem ocorrer em contexto de violência. Agenilton Gonçalves é professor de muay thai e um dos instrutores do aulão de defesa pessoal. Ele explicou a importância da medida para segurança das mulheres no dia a dia.

“É um aulão de extrema importância para que a mulher perceba a necessidade que ela tem de se exercitar e, principalmente, praticar uma arte marcial para que um dia se precisar possa usar em determinadas situações. Essas técnicas são muito eficazes no dia a dia e dará à mulher uma tangente de como elas poderão se sobressair num momento de violência, caso de puxões de cabelo ou braço, agarrões ou até mesmo de condução (braço e ombro), que são mais comuns”, disse.

"Nós vamos trabalhar com 99% de prevenção e com dicas importantes para as mulheres, tendo em vista esse aumento da violência contra a mulher. No aulão, passamos técnicas para que no caso que a mulher se encontre num momento de risco de vida que ela possa ter uma defesa para sair daquela situação difícil e pedir ajuda", contou o instrutor Nascimento, que também participou do aulão promovido pela Prefeitura de Mossoró.

Nadja Oliveira aprendendo técnica de defesa e autoproteção. Foto: Lucas Bulcão (SECOM/PMM)

Helena Leite, assistente social do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, participou do aulão e ressaltou a importância do evento para a proteção das mulheres. “Nós não podíamos terminar essa campanha de uma maneira melhor com esse aulão de defesa pessoal. Nós mulheres precisamos nos defender e nos proteger da violência. Aprendi técnicas que irão me ajudar caso seja necessário”, disse.

A corretora Nadja Oliveira aproveitou a ação realizada na praça do Teatro Municipal e também destacou como é importante para as mulheres terem ciência de como se defender em situações de risco. “Esse aulão é de suma importância, levando em consideração tudo que está acontecendo com o aumento de violência contra a mulher. Acredito que esse aulão vai ser bem significativo para que a gente tenha noção de se defender”.

Helena Leite participando do aulão promovido pela Prefeitura de Mossoró. Foto: Lucas Bulcão (SECOM/PMM)
Comandante da GCM, Gabriela Saiara. Foto: Lucas Bulcão (SECOM/PMM)
Instrutor Nascimento. Foto: Lucas Bulcão (SECOM/PMM)
Instrutor Agenilton Gonçalves. Foto: Lucas Bulcão (SECOM/PMM)
Anterior Próximo