terça-feira - 01/08/2023

"Agosto Dourado": Prefeitura realiza palestra de incentivo à amamentação

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró iniciou nesta terça-feira (1º) a  campanha “Agosto Dourado”, com palestras voltadas às mães que estão amamentando, empresas e profissionais de saúde para que possam orientar às pacientes sobre a importância da amamentação.

Titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Morgana Dantas ressalta a importância de motivar às mães que precisam trabalhar fora, a continuar amamentando o filho.

“'Agosto Dourado'” é o mês de incentivo à amamentação. Mostramos às mães como é bom amamentar e porque não podemos deixar de amamentar nossos filhos pelo menos por seis meses de forma exclusiva. E hoje estamos realizando aqui palestras de incentivo àquelas mães que trabalham fora e que muitas vezes deixam de amamentar porque precisam se ausentar de suas residências”, enfatizou.

A campanha “Agosto Dourado” 2023 traz como tema: “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para as mães que trabalham”. O evento de hoje contou com duas palestrantes, a nutricionista do apoio à política de saúde integral à criança e adolescente no Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Luana Mezaab, e a coordenadora da política da alimentação e nutrição do município, Ivana Moraes.

“A temática da campanha “Agosto Dourado” deste ano está pautado sobre o aleitamento materno e o trabalho sobre a importância de conseguir conciliar a amamentação exclusiva até os seis meses, mas também a mulher poder trabalhar com o apoio da família, principalmente do pai do bebê, para que essa mulher não deixe de trabalhar, não deixe suas atividades laborais de lado, mas que continue amamentando exclusivamente”, declarou Luana Mezaab.

“Muitas vezes por conta do trabalho, as mães deixam de amamentar. Portanto, é preciso sensibilizar empregadores, sociedade e governantes para criar legislação que venha proteger a mulher que amamenta”, pontuou Ivana Moraes.

A fonoaudióloga Cláudia Xavier ressalta que os benefícios da amamentação também estão relacionados com a fala da criança. “Nós usamos nossos órgãos para falar como a boca, língua, bochecha e tudo isso é fortalecido durante a amamentação, trabalhando toda essa musculatura para que a criança desenvolva a fala de forma correta no futuro e estimulando o nascimento correto da dentição”, disse.

Atualmente o “Banco de Leite”, que trabalha com doação de leite materno, está funcionando no Hospital da Mulher. A coordenadora Patrícia Minnelli explica como está sendo no momento o funcionamento para mais doações. “Hoje estamos com um estoque zero de leite, isso porque recebemos o leite doado e em seguida ele passa pelos processos necessários e já é distribuído. Portanto, estamos precisando de mais doadoras de leite materno. Para ser uma doadora é preciso estar amamentando o filho, ser saudável e ter bastante leite”, concluiu.

Quem desejar doar o leite materno é só entrar em contato pelo telefone: (84) 9 8858-5458 e se preferir, pode ir até o Hospital da Mulher que receberá as orientações necessárias. Caso não possa ir até o hospital, a equipe do Banco de Leite faz a rota para ir buscar o leite materno na residência da doadora nos dias de terça e sexta-feira. É só ligar, agendar e esperar a visita da equipe.