sexta-feira - 21/09/2018

Agentes de Saúde participam de capacitação sobre saneamento básico

Os agentes comunitários de saúde do município estão ainda mais aptos a orientar os mossoroenses a respeito da importância do saneamento básico para a promoção da saúde e os cuidados que precisam ser adotados para o correto funcionamento do sistema. O trabalho de educação em saúde aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), no auditório do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo e foi promovido pela Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos. A partir da próxima semana, durante as visitas de rotinas, os agentes vão começar o trabalho preventivo de educação. De acordo com o engenheiro Yuri Tarso, o mossoroense costuma usar em média 270 litros de água/dia, quando o ideal é que esse número não passe de 120 litros, e que é preciso haver um consumo consciente por parte do cidadão. O engenheiro destaca também que a população deve evitar jogar restos de alimentos, óleo, ou outros resíduos na pia da cozinha, assim como absorventes, fraldas descartáveis, preservativos na tubulação dos banheiros visando não entupir a tubulação. Os agentes de saúde vão ajudar a propagar essas informações, conscientizando a sociedade a respeito do dever de cada um.
“A água do esgoto depois de tratada não traz prejuízos à água que está no rio, logo, não trará prejuízo para o meio ambiente. A prefeita Rosalba foi a única a sempre investir em saneamento básico. Só pra vocês terem ideia, nós encontramos obras de saneamento paradas quando assumimos e que agora colocamos pra funcionar.”, afirma o engenheiro Yuri Tarso.
A prefeita Rosalba Ciarlini participou da capitação e reforçou o compromisso da luta por ter uma cidade totalmente saneada e a importância da colaboração dos agentes comunitários no trabalho educativo de saúde. “A ajuda dos agentes é muito importante porque eles estão na área, conhecem as pessoas, vão auxiliar nas orientações sobre saneamento”, afirmou Rosalba, acrescentando que a Prefeitura está trabalhando para concluir o saneamento da cidade. “Nós estamos nos esforçando, vamos cumprir nosso cronograma de trabalho no saneamento. Vamos tirar esses esgotos sujos das ruas, porque na hora que tratamos esses esgotos estamos evitando doenças e cuidando do Rio Mossoró”, finaliza Rosalba. A agente de saúde Iracelis Maria, que trabalha há 20 anos UBS Chico Costa, no bairro Santo Antônio, vê com bons olhos a iniciativa do Município. “Vamos orientar melhor as pessoas, esclarecer suas dúvidas e mostrar a importância do saneamento. Dessa forma fazemos com que doenças sejam reduzidas na cidade, além de ajudar e muito o meio ambiente. Sempre aprendemos mais com esses momentos, é uma troca de conhecimento que vai ajudar a comunidade.”, esclarece Maria. SANEAMENTO BÁSICO EM MOSSORÓ Atualmente, 65% da área do município é saneada. A meta a médio prazo é que ao final do ano de 2019 Mossoró esteja com 85% de sua área saneada, com os serviços sendo executados para alcançar o objetivo final, que é de uma cidade 100% atendida com tratamento de esgoto adequado. Isso porque ao mesmo tempo em que as obras acontecem, a prefeitura já deu andamento aos trâmites para a expansão dos serviços. O projeto básico para as obras de esgotamento sanitário da Bacia 2, que compreende os bairros Estrada da Raiz, Redenção e Wilson Rosado, está pronto e em breve ocorrerá a licitação. A prefeitura de Mossoró também está buscando os recursos para a elaboração do projeto de saneamento da Bacia 8, que abrange os bairros Aeroporto I, Aeroporto II (Quixabeirinha) e Ouro Negro. O saneamento básico sempre fez parte do plano de governo da atual gestora do município de Mossoró, Rosalba Ciarlini. Em seu primeiro mandato como prefeita, o município tinha apenas 8% de sua área com o saneamento básico, e ela foi a responsável  pelo início aos projetos que garantiram a expansão da rede coletora de Mossoró. “Quando governadora do estado, dei início a um grande plano de ação de saneamento básico que garantiu a ampliação da rede de esgotamento sanitário de Natal, através do programa RN Sustentável com recursos do Banco Mundial. E assim como fiz na capital, que já está chegando próximo a sua totalidade de área saneada, estou fazendo por Mossoró. Investir em Saneamento é investir em saúde", disse a prefeita Rosalba Ciarlini.