terça-feira - 23/11/2021
Ação conjunta realiza busca ativa de hipertensos e diabéticos
Por: Edinaldo Moreno
Uma ação conjunta realizada na manhã desta terça-feira (23) no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Alto de São Manoel pela Unidade Básica de Saúde Maria Soares, com parceria dos alunos da Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (FACENE).
A enfermeira da UBS Maria Soares, Érica Bianka, explicou que a atividade é uma busca ativa das pessoas com hipertensão e com diabetes. Ela destacou que nesse período de pandemia esse público-alvo se afastou.
“Hoje estamos aqui com essa ação importantíssima. Estamos realizando uma busca ativa desse público-alvo para um melhor acompanhamento. Durante a pandemia, eles se disseminaram bastante e estamos fazendo essa medida para hipertensos e diabéticos. Essa é uma ação do Hiperdia”, disse a profissional da UBS Maria Soares.
O Hiperdia, Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes, constitui-se em um programa de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e/ou diabéticos que visa o controle da DM e HAS e uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
Os moradores do Grande Alto de São Manoel destacaram a ação realizada. Houve uma boa presença de populares ao CRAS que foram aferir a pressão, entre outros serviços oferecidos pela ação conjunta.
“É bom porque nós tiramos dúvidas e fizemos o teste e também o acompanhamento. Eu fiz hoje aqui o teste da glicose, me pesei, mediram todas as minhas taxas e vou também assistir a palestra sobre nutrição”, destacou a aposentada Raimunda Raílda de Oliveira, que mora no Planalto 13 de Maio.
“É muito importante para a nossa saúde medir a pressão. Verifiquei que está tudo ótimo com minha saúde. Eu achei muito importante essa ação vir hoje para cá”, disse Doralice Souza, moradora do bairro Alameda dos Cajueiros.
“É também importante para a gente verificar como está a saúde. É uma coisa boa que está sendo feita hoje aqui. Vim verificar a pressão”, falou o morador do Planalto 13 de Maio, João Maria Pereira.
A enfermeira Franciara Rodrigues enalteceu a oportunidade dos alunos de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem da FACENE de participarem deste tipo de ação. “É importante para que eles tenham consciência da graduação e também de participar dessas ações e lidar com o dia a dia da profissão. Essa conscientização já começa de agora”, pontuou.
Fotos: Wilson Moreno/SECOM/PMM