sexta-feira - 13/09/2019

Abertura oficial da III FECIRME debateu popularização da ciência

Com a proposta de incentivar a iniciação da prática científica entre os alunos da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Mossoró, está realizando a III edição da Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino (III FECIRME).

O evento foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira, 12, no Salão Ilha do Hotel Villa Oeste. A programação foi marcada pela palestra com tema “Popularização da Ciência”, ministrada pelo Prof. Dr. Ivo Leite Filho, Coordenador Geral de Popularização da Ciência/MEC.

A abertura da III FECIRME contou com a presença da vice-prefeita, Nayara Gadelha, representando a Prefeita Rosalba Ciarlini, que cumpre agenda em Brasília. O vereador Francisco Carlos, representando a Câmara Municipal de Mossoró. Além de representantes da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A vice-prefeita, Nayara Gadelha, iniciou sua fala parabenizando aos professores da Rede Municipal de Ensino, dizendo que eles são a base de toda educação. “É um orgulho para nós estarmos na III FERCIRME, que é uma inovação na educação, e que mostra que a iniciação científica pode sim, e deve começar nos anos iniciais, que é o que a gente tem visto, e de onde sai tanta coisa boa”, frisa.

Representando a prefeita, Nayara Gadelha fez questão de lembrar da luta incansável da gestão Rosalba Ciarlini pela educação municipal, ressaltando a recente conquista de cinco novos ônibus escolares, a luta por novas creches e construções de outras, além de muitas outras ações em prol da educação do município e de todas as demais áreas.

A secretária de educação do município, Magali Delfino, enfatiza que a rede municipal de ensino está inserindo a iniciação científica no seu novo currículo, por julgar de suma importância que os nossos alunos possam através dela mostrar toda a criatividade, e melhorar o aprendizado das crianças e adolescentes. “O município está realizando sua terceira feira, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido, que vem proporcionando aos professores essa formação científica”, comenta.

Magali Delfino afirma que todas as escolas do 6º ao 9º ano do município estão participando desta edição da Feira de Ciências da Rede Municipal. Ao todos são 26 escolas do ensino fundamental, 1.938 alunos e 130 professores orientadores, que apresentaram 646 projetos na primeira etapa, realizada em cada escola da rede, dos quais foram selecionados 72 para serem apresentados na III Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino. Na manhã da sexta-feira 13, estes projetos serão avaliados e os 20 melhores serão classificados para participação na Feira do Semiárido, promovida pela Ufersa.