quarta-feira - 18/09/2019

É aberta oficialmente Semana Nacional do Trânsito

Trazendo como tema central “No Trânsito o Sentido é a Vida!”, foi aberta oficialmente na  manhã desta quarta-feira, 18, a Semana Nacional do Trânsito 2019, promovida pela Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito. A prefeita em exercício, Nayara Gadelha, participou da programação de abertura realizada no Auditório do SENAI.

Em sua mensagem, Nayara Gadelha fez questão de parabenizar os agentes de trânsito que trabalham diariamente pela conscientização e por uma maior segurança no trânsito da cidade. “Estamos aqui hoje, junto com nossos parceiros, com o objetivo de orientar sobre a importância dos cuidados que se deve ter tanto para o motorista e motociclista, quanto os pedestres, e como o tema mesmo diz, no trânsito o sentido é a vida. É importante ressaltar a importância de ações educativas, como as que vão ser realizadas ao longo de toda a semana, principalmente, aquelas que tem como público- alvo as crianças, para a formação de pessoas mais conscientes e responsáveis no trânsito”.

O secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Sócrates Vieira, falou sobre a importância da Semana Nacional do Trânsito, que está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, e tem seu tema anual definido pelo Conselho Nacional de Transito (CONTRAN).

“O tema este ano ressalta que a principal preocupação é a segurança das pessoas. A questão da mobilidade urbana trata da organização, dos meios para propor uma melhor qualidade de vida no município no que diz respeito ao tráfego de veículos, e a mobilidade das pessoas, e a importância que o pedestre tem dentro desse contexto, e o cenário atual em nível nacional não é animador. Temos um alto índice de mortes no trânsito, além de pessoas feridas em decorrência de acidentes de trânsito. Então chamo atenção para essa reflexão, em respeitar o direito do nosso próximo, para que nós possamos construir um trânsito mais seguro para nossa cidade”, frisa Sócrates Vieira .

O secretário lembrou a importância dos dias 22, 23 e 25 de setembro, em que se comemora respectivamente o Dia Mundial Sem Carro, o Dia do Agente de Trânsito e o Dia Nacional do Trânsito.

Para a pedagoga Maribel Oliveira, da Unidade de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito, a Semana Nacional do Trânsito é mais uma mobilização, mais uma oportunidade,  para discutir a educação e a segurança no trânsito. Ela destacou a palestra da Professora Doutora, Ana Lúcia Aguiar, que participa da Frente Parlamentar de Mobilidade e trânsito da Câmara Municipal de Mossoró,  que é presidida pelo vereador Alex Moacir, abordando a questão da acessibilidade . “Este é um tema bastante atual e importante, que precisa ser discutido, e seguimos com outras atividades durante a semana”.

Participaram da abertura da Semana Nacional do Trânsito em Mossoró, o vereador, Alex Moacir, o Diretor do SENAI, Francisco Moreira, a responsável pelo Setor de Educação no Trânsito do Detran, Amanda Paola, e o Comandante do 2º DPRE, Major Lima.