terça-feira - 02/07/2019
9ª edição do Família em Foco realiza quase 2 mil atendimentos na zona urbana
Por: Comunicação
O exitoso Família em Foco da Secretaria de Saúde realizou no último sábado (29) quase 2 mil procedimentos diretos à população mossoroense que procurou uma das cinco Unidades Básicas de Saúde que abriram durante o sábado. Dentre os atendimentos estão consultas médicas (clínico geral, pediatria, urologista, dermatologista, psiquiátrica, ginecologista, mastologista), atendimento odontológico, aplicação de flúor, avaliação nutricional, atualização de vacinas, emissão de cartão SUS, corte de cabelo, limpeza de pele, maquiagem e outros procedimentos que são considerados de rotina na semana. Os agentes de endemias ainda realizaram 300 visitas domiciliares prevenindo e eliminando possíveis focos do Aedes aegypti.
A secretaria de Saúde, Saudade Azevedo, destacou que o Família em Foco é de fato para todas as famílias. “O que mais chama atenção, que enche nossos olhos, é que realmente as famílias comparecem nas UBSs. O pai, a mãe, os filhos, os avós, até as crianças, que nós sempre temos espaços para ficar com elas enquanto os pais se cuidam. Eu acho que o Família em Foco tem uma marca registrada dentro do Município.”, afirmou.
Saudade ainda reforçou que é meta do projeto da Saúde manter uma assistência humanizada. “São serviços de rotina que acontece durante a semana nas UBSs e a gente incrementa durante o Família em Foco. Hoje na UBS Cida Salem, por exemplo, estamos com fisioterapia, plantas medicinais, auriculoterapia, além de outros serviços. Estamos com cinco UBSs abertas para rebecer bem os mossoroenses, sempre com um atendimento humanizado.”, destacou a secretária.
“Muitos pacientes que vêm hoje são aqueles que trabalham durante a semana e ficam sem tempo de vir. As pessoas não só vêm pras UBSs quando estão doentes, mas vêm fazer prevenção. Aqui nós oferecemos esses atendimentos no sábado para dar oportunidade às famílias trabalhadoras de terem mais acesso aos serviços de saúde.”, comentou a prefeita Rosalba Ciarlini, que também acompanhou mais uma edição do projeto.
Valdinete da Anunciação, 63 anos, mora no bairro Abolição IV e participou dessa edição do projeto. Segundo ela, o Família em Foco é excelente e precisa continuar a acontecer na cidade. "O Família em Foco é muito bom. O atendimento tá sendo ótimo. O projeto deve continuar. Vou passar pela nutricionista. Antes disso vim aqui nessa pescaria do conhecimento porque achei bem interessante e tô saindo com mais informações sobre o SUS.", explicou a moradora do Abolição IV.
A próxima edição do Família em Foco vai acontecer neste sábado (06) na Barrinha/Riacho Grande.
PRODUÇÃO DAS UNIDADES
UBS Dr. Antônio Soares Júnior (Bom Jesus): 356 atendimentos
UBS Cid Salem Duarte (Abolição IV): 410 atendimentos
UBS Dr. José Holanda Cavalcante (Dom Jaime): 290 atendimentos
UBS Raimundo Renê Carlos Castro (Boa Vista): 247 atendimentos
UBS Ildone Cavalcante de Freitas (Barrocas): 632 atendimentos.
Total: 1.935