segunda-feira - 15/04/2019

8ª Conferência Municipal de Saúde reúne mais de 500 pessoas no Teatro Dix-huit Rosado

A 8ª Conferência Municipal de Saúde reuniu mais de 500 pessoas na manhã desta segunda-feira (15) no Teatro Municipal Dix-huit Rosado para debater/refletir/sugerir propostas de melhorias e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os diversos segmentos da sociedade foram representados por delegados eleitos ao longo das pré-conferências realizadas no mês passado.

Mais de 300 propostas dos segmentos da sociedade foram apontadas à comissão do evento, sendo frutos das 15 pré-conferências realizadas pela Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. Durante os dois dias da Conferência Municipal de Saúde as principais propostas serão apresentadas aos delegados e vão contribuir para a construção do Plano Municipal de Saúde dos próximos quatro anos.

Saudade Azevedo durante discurso de fortalecimento do SUS na 8ª Conferência Municipal de Saúde.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, agradeceu a presença de todos os participantes e reforçou a importância do SUS à sociedade. “A gente quer um SUS que salve vida. A saúde não é mercadoria, fortalecer o SUS é resistir. Precisamos lutar por mais investimentos no SUS.”, destacou Saudade.

Gilberto Fernandes, Presidente do Conselho Municipal de Saúde durante discurso.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilberto Fernandes, explicou que as propostas discutidas vão servir de base ao projeto do Plano Municipal de Saúde. “Depois de uma discussão e reflexão das propostas vai ser feito um projeto do Plano Municipal de Saúde. O que ficar definido aqui será transformado em relatório e logo depois será apresentado na Conferência Estadual e depois na Conferência Nacional de Saúde.”, afirmou Gilberto. Nesse plano vai conter todas as diretrizes que devem nortear a saúde do município pelos próximos quatro anos.

Os delegados foram escolhidos ao longo da realização das pré-conferências e vão representar os setores da sociedade. As vagas foram distribuídas da seguinte forma: 30 vagas movimentos comunitários; 10 vagas movimentos de igrejas; 10 vagas sindicatos urbanos; 10 vagas sindicatos rurais; 10 vagas clubes de serviços; 10 vagas pessoas com deficiência; 10 vagas ONGs; 10 vagas Universidades; 50 vagas trabalhadores de saúde; 34 vagas gestores públicos Municipais e Estaduais; 16 vagas gestores privados.

As Conferências de Saúde têm relevância no âmbito do país porque fortalecem o processo democrático de participação da população em defesa do Sistema Único de Saúde.