sábado - 21/09/2019

70ª edição da Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado reúne 350 competidores de todo o país

Por: Comunicação

A Prefeitura de Mossoró vem realizando de forma ininterrupta desde o ano de 1949 a tradicional Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado, uma das provas ciclísticas mais antigas do país, que este ano chega em sua 70ª edição. A prova reuniu cerca de 350 competidores de vários estados da federação que vieram até Mossoró para vivenciar e sentir o orgulho de participar da competição ciclística mais antiga do país realizada de forma ininterrupta.

Neste sábado (21) os ciclistas competiram na categoria Mountain Bike (40 min + 2 voltas) e categorias local e nacional Master A (50 min + 2 voltas), Master B (50 min + 2 voltas) , Master C (30 min + 2 coltas) e Master D (30 min + 2 coltas). No domingo (22) os ciclistas disputarão nas categorias Elite Local e Nacional (60 min + 2 voltas), Elite Feminino (30 min + 2 voltas), Juniores (30 min + 2 voltas) e Liberdade (60 min + 2 voltas).

A prefeita Rosalba Ciarlini fez questão de acompanhar de perto a prova, mesmo tendo recomendação médica de permanecer em repouso. "Eu não poderia deixar de dizer da minha alegria de estar aqui mais uma vez. Estou prefeita pelo quarto mandato e olha quantas provas eu já pude estar presente. Apesar de estar no oitavo dia de uma cirurgia, que foi praticamente de urgência, porque fui fazer uma consulta e no outro dia estava sendo cirurgiada de uma hernia. O médico não queria que eu viesse, só a partir de segunda-feira, mas eu disse que vou e é no sábado porque eu não vou perder a Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado, que é um orgulho para todos nós mossoroenses. ", afirmou. O vereador Professor Francisco Carlos acompanhou o início da prova neste sábado.

Ciclistas e populares comemoram anúncio da prefeita Rosalba que vai dobrar premiação no próximo ano.

A prefeita ainda anunciou, antecipadamente, que no próximo ano a premiação vai ser no mínimo dobrada. "Estamos falando da segunda prova mais antiga do Brasil em tempo de criação, mas em tempo de execução sem nenhuma interrupção é a de Mossoró em primeiro lugar do Brasil, que atrai ciclistas de várias partes do país. Se nós resistimos até agora, tivemos a capacidade de persistir e jamais desistir, nós vamos seguir em frente. Eu quero anunciar que no próximo ano, garanto a vocês, a premiação vai ser no mínimo dobrada.", anunciou.

"É um momento de vitória. Se sentimos vencedores por chegar até o primeiro dia de provas. A preparação não foi fácil, porque fazer uma prova dessa acontecer, desse tamanho com poucos recursos, mas foi muito gratificante. Depois de todas as batalhas chegamos ao ápice. Nossa prova está sendo mais um grande sucesso.", destaca com muita emoção o secretário de Esporte e Lazer Aldo Gondim.

A Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado tem importância não somente para Mossoró, mas para o ciclismo nacional, por ser a segunda mais antiga do Brasil e está consolidada no calendário de provas ciclísticas do país. "A Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado é a primeira competição de ciclismo que nunca sofreu nenhuma interrupção. Conseguimos congregar atletas de quase todos os estados da federação. A pontuação que os ciclistas fizerem em Mossoró, eles levarão para qualquer prova a nível de país que esteja participando do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).", explica o secretário Aldo.

A Secretaria de Esporte e Lazer fechou com a Federação Norte Riograndense de Ciclismo (FNC) para que ficasse responsável pela arbitragem da prova, com a supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). “A prova terá arbitragem nacional, porque como vai ser ranqueada nível 4 precisa ter um comissário com categoria nacional, a equipe de arbitragem da federação. O Comissário veio de Sergipe e a comissão de arbitragem da Federação Norte Riograndense de Ciclismo, que é composta pelo presidente da federação, o vice-presidente e quatro árbitros. Tudo isso para que a prova possa integrar o Ranking Nacional. É importante que se diga também, para que o ciclista mantenha o ranking da competição nacional, ele tem que está vinculado a própria confederação brasileira.”, explicou Aldo.

A 70ª Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado tem um total de R$ 34.100 em premiação, distribuídos entre os cinco primeiros colocados de cada uma das 13 categorias, exceto MTB Mista que só premia os três primeiros colocados. Somando os valores investidos em troféus e medalhas, o valor da premiação aos competidores chega a marca dos R$ 50 mil. Independente de colocação, todos os ciclistas participantes da prova ganham medalhas.

Participando pelo segundo ano da competição, o mossoroense Dantas Camaleão, de 45 anos, motorista de caminhão, se sente orgulho por estar em sua cidade participando de uma prova histórica. "Armaria, para gente aqui é uma honra correr em nossa cidade, que é nossa casa. Graças a Deus a corrida hoje foi perfeita, não houve nenhum acidente e todos conseguiram terminar.", pontuou Dantas que disputou na categoria MTB e pedala há mais de 10 anos.

Equipe mossoroense Giro do Camaleão que participa há cinco anos de competições.

Samuel Ferreira, de 53 anos, mecânico de bicicleta, natural de Patu, mas mora em Mossoró há 40 anos, participa há pouco mais de duas décadas da prova Governador Dix-sept Rosado. "Para mim é uma prova importante para a cidade. É uma prova boa, têm os prêmios em dinheiro para você ganhar. Não temos muito incetivo durante o ano, mas quando é essa prova eu faço questão de participar. Desde pequeno eu tenho paixão por bicicleta. Eu via bicicleta em revista e já brincava com ela. A paixão é desde menino mesmo.", explica Samuel.

No segundo dia de competição, no domingo (22), às 7h30, a prova será aberta com um passeio simbólico de crianças durante um percurso de 100 metros. “Nosso objetivo é estimular a prática de esportes nas crianças, para que elas cresçam tendo gosto pela atividade física. É uma forma também de mostrar que a prova ciclística tem espaço para todos os públicos.”, afirmou Aldo Gondim.

FAMÍLIAS COMPARECEM NO CORREDOR CULTURAL PARA ACOMPANHAR PROVA

Laura Batalha, 59 anos, ao lado da filha Gilmara Silva, 40 anos, e da neta Maria Clara de 3 anos na Estação das Artes.

A professora Gilmara Silva, de 40 anos, trouxe seus filhos e sua mãe para torcer para seu esposo Vagno Jesus, que pedala há mais de 15 anos em provas ciclísticas. "Meu marido já competiu outros anos e até campeão já foi. É muito bom saber que uma prova tão antiga como essa acontece na nossa cidade. É sempre bom participar do evento e principalmente junto com a família acompanhando, que faz muita diferença. Trazer os filhos e a família ajuda até o atleta a continuar no esporte e dar mais motivação. Para meu marido é um orgulho e essa prova é mais esperada por ele no ano todo.", comentou a professora de uma escola particular do Município.

CATEGORIA LIBERDADE

Em alusão ao mês da liberdade em Mossoró, a Secretaria de Esporte e Lazer criou a categoria Liberdade que não conta ponto para a CBC, mas que busca homenagear a cidade pelos fatos históricos da libertação dos escravos antes da Lei Áurea e o primeiro voto feminino da América do Sul de Celina Guimarães. A prova tem 60 minutos de duração por um percurso de 1.85km mais duas voltas em torno de um trecho do Corredor Cultural.

PARCERIAS PARA REALIZAÇÃO DA PROVA DE CICLISMO GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO

O secretário de Esporte e Lazer Aldo Gondim agradeceu o empenho dos diversos parceiros para a realização de mais uma prova ciclista de sucesso na cidade. "Quero agradecer o apoio dos parceiros que nos ajudaram a realizar mais uma prova. A Secretaria de Comunicação Social; a Secretaria de Saúde, que disponibilizou uma ambulância com técnicos competentes; a Secretaria de Segurança e Trânsito, que disponibilizou os guardas fazendo um trabalho fantástico; a Infraestrutura; a Educação; o Tiro de Guerra que também foi fundamental e disponibilizou 60 atiradores para nos ajudar. São com essas parcerias que os nossos recursos pequenos se tornam grandes. Agradeço a todos os parceiros que conosco somaram na realização do evento. O Sucesso dessa prova eu divido com todos que fazem a prefeitura de Mossoró.".

ENTENDA COMO SURGIU A PROVA GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO

A Prova de Ciclismo Governador Dix-sept Rosado foi criada no ano de 1949 pelo então prefeito Jerônimo Dix-sept Rosado, tendo o suporte do violeiro e compositor Elizeu Ventania. O nome da prova foi escolhido em homenagem e reconhecimento ao idealizador da primeira edição do evento, pelo sucesso garantido que foi na época.

Inicialmente, o primeiro trajeto da prova foi realizado entre as cidades de Assú e Mossoró. Depois passou a ser da cidade de Governador Dix-sept Rosado a Mossoró. Atualmente a prova acontece somente em Mossoró, em forma de circuito de rua, em um trecho determinado do Corredor Cultural na Avenida Rio Branco. A Prova de Ciclismo Governador Dix-sept Rosado é considerada a segunda prova mais antiga do país, ficando atrás somente da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, criada em 1932, que acontece em São Paulo e está em sua 72ª edição.

A Prova de Ciclismo Governador Dix-sept Rosado é considerada a prova mais antiga do país realizada de forma ininterrupta. No ano de 2019 ela completou 70 anos de execução.

https://www.prefeiturademossoro.com.br/resultado-final-dos-vencedores-do-sabado-21-da-prova-ciclistica-governador-dix-sept-rosado/
https://www.prefeiturademossoro.com.br/confira-todas-as-fotos-da-70a-edicao-da-prova-ciclistica-governador-dix-sept-rosado/
Tags:
Anterior Próximo

Por Categoria

Podcast Mais Mossoró

Vídeos

Mais videos