sábado - 04/05/2019

6ª edição do Família em Foco realiza mais de 1.200 procedimentos para comunidade do Jucuri

A comunidade rural do Jucuri conheceu de perto, durante a manhã deste sábado (04), o que é o projeto Família em Foco da Secretaria Municipal de Saúde. Considerado um sucesso pela população e servidores, o Família em Foco ofertou inúmeros serviços de saúde e de assistência social aos moradores da comunidade, chegando a realizar 1.267 procedimentos para a população.

Foram realizados 767 atendimentos com clínico geral, urologista, orientação nutricional, psiquiatra, psicólogo, emissão do cartão SUS, atualização de vacinas, aplicação de flúor, auriculoterapia, preventivo, aconselhamento, testes rápidos, oficinas para crianças, práticas corporais, aferição de pressão, glicemia capilar, IMC, corte de cabelo masculino e cadastro único. Somando a quantidade de serviços ofertas pelo Família em Foco, os agentes de endemias ainda fizeram 500 visitas domiciliares para orientar, combater e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Saudade Azevedo cumprimentando criança durante 6ª edição do Família em Foco na UBS do Jucuri.

A Secretária de Saúde, Saudade Azevedo, reforçou que o Família em Foco nasceu grande e veio para ficar na Secretaria. Saudade também lembrou que a próxima edição do projeto, que deve ocorrer no dia 25 de maio na zona urbana, vai ser bem especial pela novidade nos serviços que serão disponibilizados gratuitamente. “O Projeto Família em Foco já nasceu grande. No dia 25 de maio vamos aumentar esse projeto, pois estamos com boas perspectivas de atendimentos à população, mas não posso divulgar a novidade. O Família em Foco é para toda família que não tem como vir a ser atendida na semana e aqui nós vemos que elas realmente comparecem. É um projeto para o povo. É um projeto que beneficia a população. E nós, claro, ficamos muito felizes com tudo isso. Em meio a todas as dificuldades que enfrentamos nós estamos conseguindo realizar o Família em Foco que é um grande sucesso.”, destacou Saudade Azevedo.

“Tô adorando, porque é muita novidade para a gente. Aqui as coisas são muito difíceis. Então é uma oportunidade que está sendo dada para o povo do Jucuri. Aqui temos muita coisa para crianças, com toda essa animação, brincadeiras, lanche, tratamento bucal, atendimento médico e muitos exames. Graças a Deus está dando tudo certo. Estou amando, valeu a pena demais trazer meus filhos para cá.”, afirmou Josélia Maria de Sousa, 27 anos, moradora há 12 anos no Jucuri, mãe de Luccas Matheus, 1 ano e 7 meses e Rayssa Fernanda, de 11 anos.

A prefeita Rosalba Ciarlini acompanhou de perto mais uma edição do projeto Família em Foco e ainda atendeu voluntariamente algumas pessoas da comunidade que procuraram a UBS Izabel Bezerra de Araújo para receber os cuidados médicos. A dona de casa Sônia Maria, de 50 anos, moradora do Jucuri, trouxe sua neta/filha, Ingrind Beatriz, de 7 anos, para ser atendida por um médico que estivesse na UBS. Sônia ficou surpresa ao saber que a Dra Rosalba Ciarlini, que tinha sido a médica que atendeu sua família há muitos anos, estava atendendo. “Me senti muito feliz por ter a prefeita atendendo minha neta/filha durante o Família em Foco. Eu não esperava que iria ver a prefeita atendendo a população. Lembro que ela salvou a vida do meu irmão muitos anos atrás quando veio atender por essa região. Me senti muito privilegiada.", comentou Sônia Maria.

As Secretarias de Desenvolvimento Social e Agricultura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (FACENE), Tiro de Guerra 07-010 e outras instituições são parceiros e ajudam a tornar o Família em Foco uma realidade.