sexta-feira - 09/08/2019
3° Encontro de Bandas de Música em Mossoró fortalece cultura de bandas filarmônicas da região
Por: Comunicação
Diversos mossoroenses e pessoas de cidades vizinhas puderam apreciar música instrumental, gratuitamente, durante o 3° Encontro de Bandas de Música em Mossoró na noite desta sexta-feira (09). O evento foi idealizado pelo professor da Escola da Artes do Município, Marcondes Menezes, tendo apoio da Prefeitura de Mossoró. Pela primeira vez o encontro foi realizado em espaço aberto, na praça Cícero Dias, que fica em frente ao Teatro Dix-huit Rosado, com apresentações de 10 bandas da região e de outros estados, reunindo cerca de mil pessoas.
Inicialmente, o objetivo dos dois primeiros Encontros de Bandas de Música era reunir esses artistas e propagar a arte. Para esta terceira edição o professor Marcondes entendeu que era necessário mostrar ainda mais a importância das entidades manterem suas bandas filarmônicas. “Nós percebemos que algumas bandas do interior do Rio Grande do Norte e do Brasil estavam passando por sérias dificuldades. Estavam definhando, sofrendo alguns contingenciamentos. Realmente estavam acabando. A ideia inicial do projeto era apenas fazer um encontro, mas depois eu fui vendo que a proposta não era só encontro e sim tentar mostrar para a sociedade e para os gestores públicos que as bandas têm suas importâncias na sociedade.”, explica o professor.
A música instrumental vem incluindo socialmente e apresentando essa cultura a diversas crianças, como é também o caso da cidade de Tibau. A Banda Filarmônica de Tibau, coordenada pelo professor de música mossoroense Erinaldo Justiano, de 42 anos, contratado para dar aula aos jovens de Tibau, foi a primeira a se apresentar nesta sexta. “Nós estamos com três anos. Eu comecei a formar a banda praticamente agora. São 23 alunos hoje aqui com a faixa etária de 10 a 22 anos e mais dois convidados da banda.”, explica Erinaldo, que apresentou junto com banda as músicas “Como Eu Quero”, “Amigos Para Sempre” e “Carinhoso” de Pixinguinha.
Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes, professora aposentada da UERN, trouxe seu filho Ícaro José com síndrome de Down, de 25 anos, que é aluno da Escola de Música e um amante da música. “Esse momento está sendo muito prazeroso para meu filho. Isso é maravilhoso para ele. A gente vem porque ele tem muita vontade. Ele é aluno da Escola de Música e também toca na Banda de Música de Marcelino Vieira nas épocas de festas lá. Nós sabemos da necessidade dele estar participando para poder aprender um pouco mais e se desenvolver conforme as potencialidades dele.”, afirma a professore aposentada.
“Fazendo uma análise há alguns dias eu via que essa cultura de música estava caindo. Nós não víamos tanto. Nos últimos anos eu estou vendo que essa tradição parece que está voltando. Vejo muito encontro de Bandas e com muitos jovens participando e procurando projetos dessa natureza. A gente está voltando a valorizar o que é nosso e eu acho que é muito importante pra gente trabalhar o jovem. Hoje a droga está batendo nas portas das escolas e é de grande valia o incentivo ao ensino musical.”, destaca o professor de Música da Banda Filarmônica de Tibau.
FILARMÔNICAS PARTICIPANTES
FILARMÔNICA MAESTRO ITANILDO MEDEIROS – ANGICOS-RN
FILARMÔNICA 15 DE DEZEMBRO – BARAÚNA-RN
FILARMÔNICA AVANÍ DOMINGOS MARTINS – CARNAUBAIS-RN
FILARMÔNICA FRANCISCO B. DOS SANTOS LULA – JUCURUTU-RN
BANDA DE MÚSICA JOSÉ ROBLES LIMOEIRO DO NORTE-CE
FILARMÔNICA MONSENHOR HONÓRIO – MACAU-RN
BANDA DE MÚSICA LUIZ DE FRANÇA DANTAS – PATU-RN
FILARMÔNICA MAESTRO ROMILDO B. DOS SANTOS – SANTANA DOS MATOS-RN
BANDA FILARMÔNICA DE TIBAU-RN
FILARMÔNICA PE. DÁRIO TORBOLI – VIÇOSA-RN
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE BANDA DE FREVO