domingo - 24/01/2021

Zona rural: Polo Jucuri comemora retorno de água

Moradores do polo Jucuri demonstraram satisfação de ter o abastecimento de água regularizado, em visita do prefeito Allyson Bezerra, vice-prefeito Fernandinho secretários e vereadores às localidades rurais Barreira Vermelha, Cabelo de Nego, Jucuri, Bela Vista e Guarajás, na manhã deste domingo (24).

A visita ocorreu para apresentar ações da atual gestão, como o conserto de poços e a regularidade do abastecimento de água nessas comunidades.

A comitiva ouviu de moradores relatos da dificuldade do abastecimento na gestão anterior. É o caso do aposentado Domilson Soares, morador da comunidade de Cabelo de Nego há dez anos.

Ele comemorou o conserto da bomba do poço da localidade. O homem de 81 anos disse que antes havia demora no conserto da bomba, mas que agora a solução está bem mais rápida.

“Passava quatro cinco dias para consertar, mas agora quebrou num dia e no outro a bomba já estava aqui. Foi legal, muito bom mesmo. Esse poço é tão bom que vem gente de fora pegar agora aqui. Na hora que a pessoa vir aqui, tem água. Eu utilizo essa água para os animais e para a casa”, conta.

Novo tempo

Raimundo Moura, morador de Barreira Vermelha, revelou que a comunidade já chegou a ficar seis meses sem abastecimento e que, em várias vezes, a água servida à comunidade estava em péssimas condições. Ele enfatiza que agora o problema foi solucionado.

“Nós já alcançamos tempo de beber água aqui ‘encarnada’ devido a caixa d’água lá tinha meio metro de lama. Agora, nessa gestão, já limpou. Lá, está toda limpinha. A água aqui nós bebíamos uma lama. A água de Jucuri passava de seis meses sem vir. Mas se quiser agora ligar a torneira, pode ligar que sai água por todo canto”, comemora.

Francisca de Paula, também moradora da comunidade, falou que a cisterna da casa dela estava há quase três meses sem água. Ela disse que já encheu o pequeno reservatório. “Aqui tá maravilhoso. A minha cisterna estava com três meses seca. Ela agora está quase cheia. Não enchi toda por que não quis. Do jeito que ele (o prefeito) está fazendo, tá bom demais, graças a Deus”, diz.

Outro morador da zona rural que destacou a volta da água foi o agricultor Pedro Rodrigues. Ele disse que a comunidade já ficou quase 4 meses sem água, mas que agora a agua não falta mais na localidade.

“Antes era mais difícil. Nós passamos 100, 120 dias sem água. Cansamos de passar sem água aqui, mas hoje o gestor que está melhorou a nossa situação. A água é vida. Não tendo água tem o quê? Nada na vida. A água para nós aqui agora não está faltando, não”, celebra.