quinta-feira - 20/01/2022

​​Linha do bairro Alto do Sumaré entra em operação e reforça transporte coletivo em Mossoró

Por: Wesley Duarte

Seguindo o cronograma de ampliação do sistema de transporte público do município, nesta quinta-feira (20), a linha do Sumaré começou a operar na cidade. O itinerário possui 21km de extensão e atende às principais vias do bairro. Além de contemplar as regiões do Alto de São Manoel, Pereiros e Centro. Com o reforço da linha do Sumaré, o município passa a contar com 6 linhas de ônibus em operação.

Os moradores do bairro não esconderam a alegria e demonstraram a felicidade em saber que o transporte público no Sumaré agora é realidade. "Fiquei muito feliz, porque é mais comodidade. Antes eu tinha que andar muito para pegar o ônibus, agora eu pego na porta de casa, melhorou 100%", comemorou o vigilante José Grandão.

Moradora do Sumaré, Lenilda Oliveira contou da dificuldade que passava em buscar o transporte público. Com o ônibus no bairro, passando na porta de sua casa, a dona de casa elogiou o trabalho da Prefeitura em promover mais mobilidade para o município. “Era muito ruim, antes eu tinha que pegar carona ou andar muito pra chegar ao meu destino. Fiquei muito feliz, todos os dias ficava vendo no Instagram da Prefeitura, ansiosa aguardando chegar esse dia. Vou utilizar bastante o transporte público, parabéns”, comemorou.

Chefe do Poder Executivo, Allyson Bezerra acompanhou de perto a implantação da linha do Sumaré. O gestor falou da importância do itinerário para os moradores do bairro. “Nós estamos fazendo um trabalho de mobilidade urbana. Melhorando o tráfego do trânsito de Mossoró. Estamos entregando mais uma linha, a linha do Sumaré. Todos os moradores do grande Alto do Sumaré, Cidade Jardim, Cidade Alta vão ter a oportunidade de ter agora um transporte coletivo passando na porta de suas casas. Todos os ônibus contam com acessibilidade, permitindo maior mobilidade para os usuários. Uma série de benefícios que chegam à população", explicou o prefeito de Mossoró.

“Seguindo o cronograma de ampliação, em novembro iniciamos a linha do Planalto, em dezembro a linha do Aeroporto, e agora estamos lançando a linha do Sumaré. É importante destacar a importância do transporte público, pois é um serviço que tem um grande papel social. Lembro ainda que recebemos em 2021 apenas 3 linhas funcionando no município, hoje temos 6 linhas. Isso mostra o respeito e o trabalho pela cidade”, comentou Cledinilson Morais, secretário de Segurança.

“Infelizmente, a crise sanitária devastou a operação por ônibus em Mossoró. Perdemos 90% da demanda de passageiros no pico da pandemia, e a recuperação está sendo muito tímida.  Mas, com a medida da gestão Alysson Bezerra, com as linhas retornando de forma gradual e responsável, aos poucos vamos consolidando a operação novamente. Essa é a nossa esperança para minimizar o desequilíbrio econômico e financeiro”, lembrou Waldemar Araújo, diretor da empresa Cidade do Sol.

A cidade conta com as linhas Vingt Rosado/Conjunto Novo; Nova Vida; Abolição; Planalto/Liberdade; Aeroporto/Macarrão; Sumaré. Seguindo o cronograma do Plano de Ampliação do Transporte Público, montado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), em fevereiro haverá a adição de 6 novos itinerários, totalizando 12 linhas para reforçar o sistema de transporte da cidade. São eles: Abolição/Santa Júlia; Universidades; Alameda/Bom Jesus; Boa Vista/Belo Horizonte; Nova Mossoró; Shopping/Rodoviária

“Uma ampliação com responsabilidade e bastante criteriosa. As rotas atendem a necessidade da população, contemplando escolas, unidade de saúde e polos atrativos. Temos um transporte público completo, com acessibilidade, bilhetagem eletrônica e sistema de georreferenciamento”, disse Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade.

Para saber o horário, previsão das linhas e acompanhar em tempo real a movimentação dos veículos, basta acessar o aplicativo Cittamob. O sistema indica com precisão o horário em que o ônibus vai passar nos terminais ou na rua. O aplicativo é gratuito e fácil de utilizar.