sexta-feira - 19/11/2021

Vuco-Vuco recebe mutirão de saúde dentro da campanha “Novembro Azul”

Por: DIRETI

Os trabalhadores que atuam no mercado do Vuco-Vuco, bairro Bom Jardim, em Mossoró, receberam atenção especial na manhã de hoje (19) com ações de saúde dentro da campanha “Novembro Azul”. A programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Atenção Básica à Saúde, contou com a participação de vários profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde.

Durante a ação no Vuco-Vuco, onde toda a programação foi voltada para o público masculino, os homens tiveram acesso a serviços como: Atualização do Cartão SUS; Aferição da pressão arterial; Atendimento médico (com 3 profissionais); Testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e Glicemia; Avaliação nutricional; Orientação odontológica; Orientação de enfermagem; Agendamento de exames laboratoriais; Vacinação: Covid, Influenza, Hepatite e duplo adulto.

Secretária de Saúde, Morgana Dantas ressaltou a importância da ação voltada para a saúde dos homens. “O objetivo desta ação aqui hoje é trazer para os trabalhadores que atuam aqui no Vuco-Vuco a oportunidade de cuidar da saúde com a realização de testes rápidos e após passar pelo médico recebem encaminhamento para fazerem um check up no PAM no próximo dia 27”, destacou.

Para Katiana Aquino, diretora de Atenção Básica à Saúde, a ação no Vuco-Vuco é uma forma de trazer os serviços de saúde até os trabalhadores do setor. “Os trabalhadores aqui no Vuco-Vuco atuam de segunda a segunda, portanto não tem tempo de ir até as unidades de saúde. Pensando nisso trouxemos os serviços até eles”, reforçou.

A expectativa do setor de Atenção Básica à Saúde é que a ação de hoje no Vuco-Vuco consiga atender a aproximadamente 200 homens. A programação teve início às 8h e se estendeu até as 11h. As atividades do “Novembro Azul” da Secretaria Municipal de Saúde se estenderão até o dia 27 deste mês.

LEVANTAMENTO – A campanha “Novembro Azul” ocorre anualmente em nível nacional e visa incentivar os homens a realizarem exames voltados para a prevenção do câncer de próstata. O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata representa 29% dos diagnósticos da doença no país. O levantamento aponta para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.