terça-feira - 30/01/2018

Visitantes do Parque Municipal convivem em paz com macacos saguis

Diferente de alguns locais do Brasil, onde famílias inteiras da espécie foram dizimadas, no Parque Municipal Maurício de Oliveira a população interage e sabe a importância de preservar os animais silvestres. Os saguis, macacos de menor porte existentes na natureza, estão em grande número no local. De acordo com a diretora do Parque Municipal, Raphaela Araújo, em Mossoró, os visitantes do Parque têm convivido de forma pacífica com os macacos. “Mesmo a cidade não sendo área de risco da Febre Amarela, há uma preocupação por parte da população. Aqui no parque temos cerca de 70 saguis, típicos da nossa região da caatinga, e os frequentadores do Parque têm tido todo o respeito para com estes animais”, disse. Ela lembra ainda que, para quem acha que os saguis podem ser transmissores da febre amarela, é preciso esclarecer. “Não há nenhum perigo. Eles são tão vítimas do mosquito quanto os seres humanos”, continuou a diretora do Parque. O Parque Municipal Maurício de Oliveira tem 7,8 hectares, é considerado uma área urbana verde com mais de 10 espécies de animais silvestres, além de plantas como algarobas, carnaúbas, entre outras. O local é frequentado diariamente para atividades de lazer, prática de atividade física, sendo também utilizado para aulas sobre meio ambiente. São aproximadamente 3 mil pessoas por semana.