terça-feira - 02/06/2020

Vigilância Sanitária continua trabalho de fiscalização no comércio do Centro da Cidade

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde continua fiscalizando de forma mais intensiva os comércios não essenciais que ainda insistem em abrir no Centro da cidade gerando aglomerações e os essenciais que não cumprem todas as determinações preventivas. Na manhã desta terça-feira (02) cerca de 20 técnicos da Vigilância Sanitária com apoio de mais 30 agentes das forças de segurança percorreram as ruas próximas ao Mercado Central fiscalizando as lojas. Os técnicos da Vigilância Sanitária podem aplicar multas de acordo com o Decreto N° 5676 de 20 de maio de 2020 àqueles estabelecimentos que descumpram as medidas do Decreto N° 5631, de 23 de março de 2020.

A Prefeitura de Mossoró tem um posicionamento muito claro de não querer multar os estabelecimentos, mas em caso de descumprimento precisa fazer valer o decreto com objetivo de salvar vidas. Os comerciantes e clientes precisam colaborar com a Prefeitura na tentativa de minimizar possíveis transmissões do novo coronavírus na cidade. Faz mais de 60 dias que a Prefeitura vinha insistindo em um trabalho educativo sobre a necessidade do cumprimento de medidas sanitárias por parte do comércio para minimizar os impactos do vírus.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Paula Escossia, explicou que o trabalho de fiscalização vem ocorrendo constantemente. “A Vigilância Sanitária vem fazendo esse trabalho de fiscalização rotineiramente. Durante este mês vamos ter ações como essa que envolvem vários órgãos da Prefeitura de Mossoró e Governo do Estado. Na ação de hoje nós vamos procurar os estabelecimentos não essenciais que estão funcionando para fazer valer o decreto.”, disse Paula.

O trabalho de fiscalização da Vigilância Sanitária deste terça-feira ocorreu em parceria com a Guarda Municipal, Diretoria Executiva de Meio Ambiente, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.