quinta-feira - 25/06/2020

Vigilância em Saúde orienta sobre importância da prevenção das arboviroses

Neste momento de pandemia do novo coronavírus, uma das principais preocupações dos profissionais de saúde e de parte da população está relacionada ao combate a COVID-19. No entanto, a equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró alerta sobre a importância de adotar medidas de prevenção também contra as arbovisores, como dengue, zika vírus e chicungunya.

Segundo o departamento de Vigilância Epidemiológica, devido ao período pandêmico a população tem tido receio de ir até as unidades de saúde e se infectarem com o novo coronavírus, mesmo quando apresentam sintomas comuns as arboviroses, o que tem provocado a subnotificação dos casos.

A equipe também afirma que nesses meses com maior ocorrência de chuvas, é comum a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chinkungunya e zika. E com o crescente número de casos da Covid-19 no Brasil, e no nosso município, é fundamental que a população não deixe adotar as principais medidas de prevenção de arboviroses, eliminando os possíveis criadouros e focos do mosquito. Uma

A Vigilância Epidemiológica do município reforça que, neste momento em que as pessoas devem estar mais em casa praticando o distanciamento social, aproveitem para verificar com maior frequência se em suas casas possuem recipientes acumulando água, mantendo os quintais sempre limpos, já que os agentes de endemias não estão podendo entrar nas residências, devido à pandemia.

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Saúde do Município e da Secretaria de Serviços Urbanos, vem adotando uma série de medidas de prevenção às arboviroses, como ações educativas nas ruas, o Carro Fumacê nos bairros com maior número de casos notificados, a ação do Papa-Treco, recolhendo objetos sem uso para evitar acúmulo nos quintais e limpezas de canteiros e terrenos, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.