quarta-feira - 14/03/2018

Vigilância à Saúde apresenta redução no Índice de Infestação Predial em Mossoró

Por: Comunicação

A Vigilância à Saúde reuniu o Comitê de Combate às Arboviroses com o objetivo de apresentar o Plano Municipal de Contingência para Mossoró . Na ocasião também foram discutidas ações conjuntas que serão desenvolvidas durante todo o ano de 2018, no sentido de diminuir o Índice de Infestação Predial (IIP) pelo Aedes aegypti e o número de casos notificados das arboviroses. Durante apresentação, a Vigilância expôs os resultados do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que é uma verificação feita de forma amostral a fim de se chegar ao  Índice de Infestação Predial. O IIP é um indicador que mostra o percentual de casas com focos do mosquito e representa um alerta a possíveis epidemias das arboviroses. O IIP realizado em março deste ano aponta resultado de 5,1%, sendo que esse índice estava em 7,9% no início de 2017. Essa diminuição é reflexo do trabalho árduo e do comprometimento da Vigilância à Saúde em reduzir esses números na cidade. O Ministério da Saúde recomenda que os municípios brasileiros mantenham esse percentual em 1%. A Prefeita Rosalba Ciarlini fez questão de participar presencialmente desse encontro e reconheceu os esforços dos servidores em reduzir o Índice de Infestação Predial na cidade. Segundo Rosalba, toda equipe da Saúde está de parabéns pelo trabalho, mas que mesmo assim é preciso atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
“Há dois anos Mossoró foi palco de uma epidemia de arboviroses. Graças a Deus a realidade hoje é diferente, mas precisamos reforçar essa luta. Por isso eu vim aqui agradecer em nome de todos os mossoroenses pelo trabalho que a Vigilância à Saúde fez e lembrar que juntos conseguiremos ainda mais avanços”, destacou Rosalba.
A Prefeita afirmou ainda que lembrava que muitos agentes se dispuseram a trabalhar nos fins de semana ajudando o município a reduzir os números. A Vigilância à Saúde vem trabalhando constantemente visando reduzir as arboviroses na cidade. Desde o início do ano passado que o órgão encampou uma bandeira de luta contínua, combatendo o mosquito transmissor Aedes aegypti. Os agentes de combate às endemias, juntamente com a equipe de Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses, percorreram as ruas da cidade, visitaram residências, participaram de rodas de conversas, visitaram escolas, ocuparam espaços públicos e recorreram à mídia local com a finalidade de conscientizar a população a respeito do papel fundamental que ela tem nessa luta. Também foi feito um trabalho rigoroso de educação, prevenção e eliminação de focos desses mosquitos. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma equipe de agentes de endemias que iniciou já no ano de 2018 os bloqueios de transmissão através da aplicação de inseticida com o uso de máquinas leves. Também realizou neste ano uma capacitação com todos os agentes de saúde que agora estão aptos a realizarem ações educativas em suas visitas diárias às residências, assim como a eliminação de focos em suas áreas de atuação.
Tags:
Anterior Próximo