sexta-feira - 31/12/2021

Valorização de profissionais da educação é garantida pela gestão municipal

Por: Maricelio Almeida

Ao longo de 2021, os profissionais da educação que integram a rede municipal de ensino de Mossoró tiveram o seu trabalho reconhecido e valorizado. Direitos que antes não estavam sendo respeitados foram garantidos pela atual gestão, como a concessão de mudanças de classe, com solicitações pendentes desde 2018, e a publicação de mudanças de nível, atrasadas desde 2020.

Na edição desta quinta-feira (30), do Jornal Oficial de Mossoró (JOM), estão publicadas as últimas mudanças de nível do ano de 2021. Todos os pedidos que foram protocolados e deferidos este ano foram publicados, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da educação municipal, por meio da valorização, na prática, dos educadores. Também foram publicadas licenças que haviam sido requeridas pelos profissionais.

“Encerramos o ano de 2021 com a publicação de todas as mudanças de nível que foram protocoladas e deferidas. Também já havíamos garantido a publicação dos processos referentes ao ano de 2020, que foram deixados em aberto. Importante lembrar ainda que, conforme anunciado no Dia do Professor, publicamos as progressões de classe dos anos de 2018 e 2019 e já estamos revisando os pedidos de 2020 e analisando os de 2021, a partir do trabalho que vem sendo executado pela Comissão formada em novembro”, destaca a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

O investimento mensal na valorização dos profissionais da educação até o momento, com as mudanças de nível e de classe, ultrapassa o valor de R$ 500 mil. Com as mudanças, os professores passam a ter suas remunerações atualizadas conforme o grau de habilitação ou titulação comprovado pelo docente e pelo tempo de serviço, representando, além do impacto financeiro positivo, o reconhecimento pela qualificação conquistada pelo profissional. “Isso é respeito e compromisso com o servidor”, reforça a secretária Hubeônia Alencar.

O processo de valorização do servidor público municipal vem sendo garantido desde o início da gestão. Hoje, os profissionais têm a certeza que receberão, ao final do mês de trabalho, as suas remunerações rigorosamente em dia. Mais do que isso: as pendências salariais deixadas em aberto no final de 2020 também vêm sendo quitadas, conforme calendário anunciado pelo Poder Executivo municipal.

“Quando falamos especificamente sobre a Educação, podemos destacar que essa valorização passa ainda pelas capacitações que a Secretaria oferece, formações, pelo pioneirismo na vacinação dos profissionais contra a COVID-19, as próprias mudanças de nível e de classe, a garantia de que o servidor vai receber o seu terço de férias no período adequado, porque encontramos, por exemplo, servidor com três ou mais períodos de férias em aberto”, pontua Hubeônia Alencar, acrescentando:

“O compromisso da gestão municipal é garantir direitos aos servidores e lutar sempre por melhores condições de trabalho. Não há como se falar em serviço público de qualidade se não reconhecermos e valorizarmos a atuação e dedicação dos servidores públicos”, conclui a secretária municipal de Educação.