sexta-feira - 19/06/2020

Vacinação por Drive Thru imuniza cerca de 100 pessoas em um turno contra Influenza H1N1; número total chegou a mais de 240

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró imunizou 93 pessoas contra Influenza H1N1, na manhã desta quinta-feira (18), durante vacinação por Drive Thru na Farmácia Potiguar, localizada na Avenida João da Escóssia. A Prefeitura de Mossoró já superou a cobertura vacinal de 90% do público-alvo determinada pelo Ministério da Saúde, mas mesmo assim quer chegar a 100% até o fim da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza H1N1, no dia 30 de junho. A vacinação por Drive Thru vai continuar ocorrendo durante a tarde de hoje, das 14h às 16h30.

Quem não conseguiu se vacinar hoje pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para se imunizar. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e 13h às 17h.

A professora das redes Municipal e Estadual, Sueleide Alves Ferreira, 56 anos, gostou da iniciativa do Município. “Estou achando maravilhosa. Muito boa. Essa oportunidade foi maravilhosa, porque além de ser rápido, você não precisar estar se aglomerando.”, disse a professora. Ela ainda afirmou que vai trazer os netos a tarde para serem imunizados.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, explicou que essa ação é mais uma estratégia para chegar a 100% de cobertura vacinal na cidade e que novos bairros vão ser contemplados na próxima semana. “A gente sempre faz essas ações nas regiões e temos o entendimento que a saúde tem que estar em todos os lugares. Aqui a pessoa não precisa nem sair do carro, nós fazemos a vacina de dentro do carro mesmo. Está tranquilo e as pessoas estão vindo. Na próxima semana vamos estar em novos bairros da cidade.”, afirmou Saudade.

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 iniciou no dia 23 de março e foi prorrogada até o dia 30 de junho. De acordo com o Ministério da Saúde mais de 100 mil mossoroenses dos públicos-alvos devem ser vacinados. Nos últimos quatro anos Mossoró vem se destacando por vacinar além do que é determinado pelo Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde definiu os seguintes grupos prioritários para recebem a vacina trivalente (que protege da Influenza A (H1N1 E H3N2) e Influenza B): crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde,  gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), professores, indivíduos de 55 a 59 anos, idosos (a partir de 60 anos), pessoas com deficiência, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada da liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores), trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento.