segunda-feira - 23/03/2020

Vacinação contra Influenza ocorre com tranquilidade para idosos

As Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Mossoró iniciaram nesta segunda-feira (23) a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1. Nesta primeira etapa estão sendo imunizados idosos a partir dos 60 anos e profissionais de saúde, seguindo uma determinação do Ministério da Saúde. Segundo a coordenação da Atenção Básica, as UBSs estão adotando medidas de vacinação de acordo com a realidade de cada uma, para atender todos os indivíduos dos grupos prioritários.

A UBS Chico Costa, localizada no bairro Santo Antônio, adotou as medidas necessárias visando garantir a segurança da população e dos profissionais de saúde. Todos os servidores da Unidade estavam utilizando máscara, luvas, goro, capote e propé exclusivamente para a vacinação. Ao chegarem na UBS, os idosos eram acolhidos respeitando a distância mínima um do outro, não houve fila de espera para atendimento. Os pontos de vacinação dentro da Unidade também respeitavam distâncias mínimas de segurança.

A revendedora do bairro, Genita Nascimento da Silva, de 60 anos, procurou logo cedo por uma medida de prevenção. “Temos que prevenir logo, antes, porque a gente está em quarentena. Tem que se prevenir porque não pode estar saindo. O importante é vir logo. Quando eu cheguei aqui vi todo mundo do posto protegido e achei bom porque evita de passar doença para nós e eles.”, disse Genita.

“Vim na farmácia para pegar um medicamento e fiquei sabendo da vacinação. Tomei logo. Fui muito bem atendido e estou gostando. Todo ano eu me vacino.”, disse o carpinteiro Manoel Teixeira da Silva, de 74 anos.

O Ministério da Saúde definiu os seguintes grupos prioritários para recebem a vacina trivalente, que protege contra os tipos de Influenza A (H1N1 E H3N2) e Influenza B: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde,  gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), professores, indivíduos de 55 a 59 anos, indivíduos com 60 anos ou mais, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especais, população privada da liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, forças de segurança e salvamento.

A Campanha contra Influenza vai ocorrer em três fases. A primeira inicia no dia 23 de março para indivíduos exclusivamente de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda começa no dia 16 de abril para professores, forças de segurança e salvamento, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A terceira etapa inicia no Dia D de mobilização nacional, 09 de maio, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, indivíduos de 55 a 59 anos, população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional.

As pessoas que estão nos públicos-alvos devem levar cartão de vacina, cartão SUS ou documento com foto para ser imunizado. Professores têm que levar declaração da escola; doentes crônicos e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica com indicação para a vacina; forças de segurança e salvamento também precisam mostrar documento que comprove atuação profissional.

O coordenador Municipal de Imunizações, Etevaldo de Lima, explica que a vacina trivalente não garante imunização para o novo coronavírus, mas ajuda a evitar outras doenças respiratórias graves. “Diante do número de casos confirmados do novo coronavírus no país, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha visando à redução das doenças respiratórias, evitando assim um aumento de internações hospitalares. A vacina não protege contra o novo coronavírus e sim as formas mais graves de influenza, como H1N1. Essa vacinação vai também auxiliar o profissional de saúde ao diagnostico diferencial do paciente, sabendo que aquele que recebeu a vacina vai estar com a imunização garantida para os tipos de Influenza.”, afirmou Etevaldo.