quarta-feira - 31/08/2022

UEIs desenvolvem programação de encerramento do “Mês da Primeira Infância”

Por: Maricelio Almeida

Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino de Mossoró desenvolveram, ao longo desta quarta-feira, a programação de encerramento do “Mês da Primeira Infância”. As atividades incluíram ações sociais e culturais, realizadas em equipamentos como a UEI Mário Negócio, no bairro Santo Antônio, e UEI Maria Salem Duarte, no Belo Horizonte.

Na UEI Mário Negócio, a comunidade teve acesso a serviços como atendimento médico e de enfermagem, vacinação, cadastro e atualização do Cartão do SUS e Número de Identificação Social (NIS), orientações jurídicas, cortes de cabelo, oficina de pintura, sorteio de brindes e seminário com o Conselho Tutelar, entre outros.

Já os alunos da Unidade de Educação Infantil Maria Salem Duarte participaram da programação com apresentação cultural, destacando o Foclore. Em todas as atividades, a presença de pais e mães fez a diferença. “É importante estarmos aqui, acompanhando essas apresentações dos nossos filhos. Eu gostei muito”, pontuou Ubilene Silva, mãe da pequena Celina Beatriz, de 3 anos.

“Ficou tudo muito bonito. Bem organizado. Ela apresentou bem. Gostei. Sempre estou presente, não só nesses momentos mais festivos, mas também nas reuniões. Faço questão de acompanhar”, acrescentou Antônia Valdenice, mãe de Yasmim Sofia, de 4 anos. “Essa creche é muito boa. As professoras são presentes, a diretora também. Fiquei muito feliz em acompanhar essa apresentação de hoje”, complementou Samara Lopes, mãe da aluna Maria Eduarda, de 2 anos.

Antônia Valdecine aprovou a programação realizada na UEI Maria Salem

A diretora da UEI Maria Salem, Ana Priscila, reforça a importância do “Mês da Primeira Infância”, encerrado nesta quarta-feira. “Realizamos ao longo de todo o mês ações relacionadas à Primeira Infância, com a culminância nesta quarta. Ficamos felizes com a presença dos pais, porque as crianças precisam dessa ligação entre a escola e a família”, afirmou.

A Primeira Infância representa a faixa etária de crianças de zero a seis anos de idade. É nesta fase que os pequenos recebem os principais estímulos motores, emocionais e intelectuais. E, quanto melhores e mais qualificadas forem essas experiências nos primeiros anos de vida, melhor será o desenvolvimento do indivíduo na vida adulta.

“As ações desenvolvidas nesta etapa da vida refletem na capacidade intelectual e na personalidade das crianças, por isso a importância dessas atividades promovidas ao longo não apenas do mês de agosto, mas de todo o ano, de forma integrada e integral, em rede, de maneira articulada com a Saúde e Assistência Social, em especial”, finaliza a gerente executiva Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Gilneide Lobo.