quarta-feira - 14/10/2026
UBSs promovem ações alusivas ao "Outubro Rosa" nesta quinta e sexta-feira
Por: Edinaldo Moreno
Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Alto de São Manoel, do Bom Jesus, Planalto 13 de Maio, Caic, Ilha de Santa Luzia, Rincão e Jardim das Palmeiras promoverão atividades alusivas ao “Outubro Rosa”. As ações ocorrem na quinta-feira (15) e sexta-feira (16).
A campanha é realizada anualmente para conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O “Outubro Rosa” alerta a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce, que aumentam muito as chances de cura.
As atividades contarão com roda de conversas, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, exames preventivos, palestras, autoexame, testes rápidos, requisição de ultrassom mamário e mamógrafas, exame citopatológico, entre outros.
CONFIRA AÇÕES PROGRAMADAS:
15 DE OUTUBRO
- Ação "Outubro Rosa" na UBS Maria Soares da Costa com acadêmicos da Facene a partir das 7h. (Acolhimento, roda de conversa, aferição de pressão e glicemia capilar, exames preventivos, encaminhamento e agendamento)
- UBS Francisco Marques promove ação alusiva ao "Outubro Rosa" com palestras, autoexame, preventivos, orientações de uso de medicamentos, testes rápidos e requisição de ultrassom mamário e mamógrafas, a partir das 7h
- Sala de espera na UBS Caic (exame citopatológico)
- Mutirão de oftalmologia - manhã e tarde – na UBS Antônio Carlito
- Ação de Saúde da Mulher - tarde (Preventivo, Solicitação de mamografia, Vacinação) na UBS Antônio Carlito
16 DE OUTUBRO
- Roda de conversa, Acolhimento, orientações e prevenção na UBS Antônio Carlito
- UBS Antônio Soares Júnior realiza ação do "Outubro Rosa" com roda de conversa, avaliação das mamas e requisição de mamografia, sala de vacina (HPV), preventivo o dia todo, realização de testes rápidos e Dia do Autocuidado. Ação ocorrerá das 7h às 19h
- UBS Mário Lúcio de Medeiros promove ação do "Outubro Rosa". A programação terá rotina de mulheres, solicitação de mamografia, de preventivo, realização de teste rápido, autoexame de mama, roda de conversa, auricoloterapia, alongamento e caminhada nas ruas do bairro. Horário da ação: pela manhã das 8h às 11h e das 14h às 17h.
- UBS Maria Neide promove ação do "Outubro Rosa", no período da tarde, com atendimento médico, preventivo, vacinação, mutirão de ultrassonografia e atendimento odontológico