terça-feira - 28/07/2026
UBS Sueldo Câmara realiza ação alusiva ao “Julho Amarelo”
Por: Edinaldo Moreno
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sueldo Câmara realizou na manhã desta terça-feira (28) uma ação alusiva ao “Julho Amarelo”. A campanha segue a campanha nacional de conscientização, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das hepatites virais, destacando os vírus A, B e C e o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, em 28 de julho.
As integrantes do grupo “Saúde e Movimento” assistiram à palestra ministrada pelo farmacêutico Francisco Canindé e depois receberam informações e realizaram teste rápido. As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
“Explicamos à população a importância da prevenção contra as hepatites virais. Neste mês alusivo, estamos ministrando palestras e explicando os sintomas, como a pessoa adquire um dos cinco tipos de hepatite, principalmente as hepatites A, B e C. Estamos disponibilizando também nesta ação testes rápidos. Uma vez dando positivo, encaminhamos para o tratamento médico. Lembramos que esse trabalho realizamos durante todo o ano, mas intensificamos neste mês de julho”.
Alcineide Dantas da Silva, moradora do bairro Aeroporto, participou da ação e destacou a importância do trabalho realizado pela equipe eMULTI. “Para mim, é muito importante. Não tinha conhecimento de vários tipos desta doença e aqui estamos tendo esse conhecimento. Inclusive, tive filhos que já tiveram a doença e não sabia o risco que a gente corria”, contou.
Álbum de fotos