quinta-feira - 06/08/2020

UBS Francisco Marques realiza ação de estímulo ao aleitamento materno dentro da programação do Agosto Dourado

Dando continuidade à programação Municipal do Agosto Dourado nas Unidades Básicas de Saúde, que visa estimular o aleitamento materno, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, proporcionou nesta quinta-feira (06) um momento voltado às mães e bebês da UBS Francisco Marques, localizada no bairro Alameda. A ação teve como objetivos de sensibilizar as mães sobre a importância da amamentação, 1º Mamaço Virtual e doação de leite ao Banco de Leite Humano de Mossoró. Ainda na ocasião, profissionais da Saúde Municipal realização C e D, consultas de pré-natal, palestra sobre o Agosto Dourado e oferta de lanche incentivando alimentação saudável.

1º MAMAÇO VIRTUAL DE MOSSORÓ

Entre os dias 3 e 14 de agosto será realizado o 1º Mamaço Virtual de Mossoró, o objetivo de estimular as mulheres lactantes e aquelas que já vivenciaram a experiência da amamentação a postarem fotos amamentando no Instagram, marcando a Prefeitura de Mossoró.

“Esperamos contar com a participação do maior número de pessoas nesse movimento pela vida. Para participar as mulheres interessadas devem postar uma foto desse ato de amor, ou expressando em palavras a sua emoção em está contribuindo para valorização da vida e do planeta. Caso alguma interessada não tenha Instagram, pode autorizar o Agente Comunitário de Saúde (ACS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) onde é atendida, a postar sua foto”, explica a nutricionista Ivana Moraes, de Apoio a Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde.

A Secretaria de Saúde também aderiu à campanha promovida pelo Ministério da Saúde para sensibilizar e mobilizar doadoras de leite materno. “As ações visam estimular o crescimento de doações de leite materno para o Banco de Leite Humano de Mossoró, que registrou uma queda no estoque devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). As lactantes interessadas em contribuir para a campanha podem entrar em contato com a unidade por meio do telefone, que serão orientadas sobre como conservar o leite a ser doado e agendar um dia para a equipe da unidade recolher a doação em sua residência”, explica a nutricionista.