quarta-feira - 13/11/2019
UBS do Sumaré realiza mais de 80 consultas médicas no Dia D do Novembro Azul
Por: Comunicação
Na noite da terça-feira, 12, a Unidade Básica de Saúde Vereador Lahyre Rosado, no Bairro Sumaré, realizou uma extensa programação em alusão ao Dia D da Campanha Novembro Azul. Para a noite de atendimentos os agentes comunitários de saúde da UBS agendaram cerca de 80 consultas, 30 atendimentos odontológicos, além de outros serviços.
De acordo com a gerente da UBS do Sumaré, Valnúbia Costa Fernandes, os atendimentos foram realizados por três médicos, nutricionista, psicólogo, dois dentistas, além de palestras educativas, atualização do cartão de vacina, e encaminhamento para coleta de sangue para exame PSA, entre outros.
“Aproveitamos o Dia D do faziam encaminhamento para o nutricionista ou psicólogo, dois dentistas, testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis e HIV, verificação de pressão, imunização. Também estamos com a parceria do Laboratório Analisys para a realização do exame de sangue para pacientes com mais de 50 anos”, explica Valnúbia Costa Fernandes.
A programação foi realizada a partir das 18h para atender o público masculino, que geralmente, trabalha durante o dia. E a equipe comemorou a boa participação da comunidade. “Mesmo os homens sendo mais resistentes para tratamentos de saúde, registramos uma grande participação do público masculino na nossa programação”, enfatizou.
Um dos usuários da UBS, o Operador de Sonda, Marcondes Félix Aquino, aproveitou a programação para realizar um procedimento odontológico. “Esse tipo de evento é muito importante para chamar a atenção de nós homens para o cuidado com a Saúde, principalmente porque a gente as vezes tem vergonha de vir ao médico. E o horário foi excelente, já que durante o dia a gente tem as ocupações de trabalho”, comenta.
A Coordenadora da Saúde do Homem, Gilvete Sá, faz uma avaliação das ações realizadas dentro da Campanha Novembro Azul. “Durante todo o mês estamos realizando ações visando a conscientização do público masculino sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, e do cuidado global com a saúde, lembrando que não é só em novembro, mas durante todo o ano”, conclui
.