terça-feira - 26/03/2024
UBS do Pau Branco/São Romão é a 12ª obra iniciada que contempla a zona rural de Mossoró
Por: Ítalo Mikael
A Prefeitura de Mossoró iniciou na manhã dessa terça-feira (26), a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade Pau Branco/São Romão, zona rural do município. Ao todo, estão sendo construídas 15 UBSs, sendo três na zona urbana e doze na zona rural. Esse é o maior investimento já feito na saúde pública de Mossoró. Além de 3 CAPSs, o município investe na construção de uma Policlínica, que atenderá a população com exames e consultas com especialistas.
“São 15 UBSs que estão sendo construídas no município de Mossoró. Dessas, doze na zona rural. Hoje estamos em mais uma comunidade, completando a décima segunda no São Romão/Pau branco. Um equipamento com sala do dentista, sala do enfermeiro; sala do médico; sala de vacina; um equipamento completo para um atendimento qualificado para nosso povo, como eles merecem”, pontuou Morgana Dantas, secretária de Saúde.
Vânia Cabral é a primeira agente comunitária de Saúde da comunidade, a moradora relembrou das dificuldades e lutas para ver esse sonho ser realizado.
“Hoje eu estou muito feliz, porque a gente está vendo um sonho realizado. Sonho que a gente já vem à procura há muito tempo. Sou a primeira agente que saiu dessa localidade, vai fazer 31 anos e, quando a gente iniciou, foi com muita dificuldade. Graças a Deus estamos com a liberação da obra, que vai ser realizada para temos um trabalho melhor”, disse Vânia Cabral, agente comunitária de Saúde.
Para Diana Silva, as esperanças de dias melhores se renovam. A UBS não beneficiará apenas o Pau Branco e São Romão, detalhou. “Nasci aqui, estou aqui no dia a dia da comunidade. A palavra de hoje é gratidão. Só sabe o quanto esse momento é importante quem conhece o dia a dia da comunidade", declarou a moradora Diana Silva, líder comunitária.
“Fico até sem palavras, é um sonho se realizando. É uma esperança renovada e pra gente, é gratificante demais receber uma unidade dessa aqui na nossa comunidade. Ao todo, são sete comunidades beneficiadas com essa unidade básica de saúde. Hoje a gente tem um ponto de apoio em uma casa alugada, mas não é a mesma coisa de uma UBS com todas as salas adequadamente para o atendimento de Saúde. A comunidade só tem a agradecer”, Concluiu a comunitária Diana Silva.
A dona de casa Euzimar Silva foi conferir de perto o inicio das obras, após anos de esperas. “Muita alegria estar recebendo um posto de Saúde aqui em nossa comunidade. Eu vou fazer 63 anos, e a espera era grande. Graças a Deus agora vai ser realizado. Vai ser melhor para nós todos, se Deus quiser. Para a comunidade de Pau Branco e São Romão vai ser uma bênção”, agradeceu.