quarta-feira - 07/10/2026

UBS de Cordão de Sombra recebe ação alusiva ao “Outubro Rosa”

Por: Edinaldo Moreno

Walmir Alves (SECOM/PMM) Walmir Alves (SECOM/PMM)

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria da Guia Santos Barreto, na comunidade de Cordão de Sombra I, recebeu na manhã desta quarta-feira (7) uma ação do “Outubro Rosa”. A iniciativa foi realizada pela UBS Lino Bezerra de Maria, que atende à localidade Chafariz.

A campanha é realizada anualmente para conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O “Outubro Rosa” alerta a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce, que aumenta muito as chances de cura.

As visitas da equipe da UBS do Chafariz começaram na segunda-feira (5) passada por Curral de Baixo. Passando pelo Assentamento Paulo Freire na última terça-feira (6) e nesta quarta-feira em Cordão de Sombra. A diretora da unidade de saúde, Thamara Holanda, destacou a importância da ação na zona rural do município.

“Convidamos as mulheres da comunidade de Cordão de Sombra para participar desta ação de hoje aqui na UBS para realizar consulta sobre a campanha ‘Outubro Rosa’. Essa iniciativa facilita fazer investigação e diagnóstico mais rápido, porque sabemos que, quanto mais rápido for descoberto, é mais fácil a cura. As mulheres aqui já sairão com a mamografia agendada, com data e horário definidos de acordo com a disponibilidade do paciente. Sabemos que as pacientes não têm a mesma facilidade da zona urbana, como questão de deslocamento”.

Durante o atendimento, a enfermeira poderá conversar individualmente com cada mulher, esclarecer dúvidas, orientar sobre os cuidados com as mamas e, quando houver necessidade e indicação, encaminhar e auxiliar no agendamento da mamografia, contribuindo para que o exame aconteça no tempo adequado.

A enfermeira Sheila Renata realizou o atendimento das pacientes na UBS Maria da Guia Santos Barreto, ressaltando a facilidade do acesso à mamografia, que é um dos exames principais para o diagnóstico precoce. 

“Essa ação tem uma ênfase maior ao câncer de mama, ao tratamento, diagnóstico precoce, rastreamento. Convidamos essas mulheres a se cuidarem. A gente sabe que a mulher exerce muitos papéis, mas esquece de se cuidar. Esse momento hoje é para isso e chamá-las para cuidarem da sua saúde”, frisou.

A agricultora Francisca das Chagas tem 64 anos e aproveitou a ação na comunidade para verificar sua saúde. “Essa ação é muito boa porque ela está incentivando as mulheres a fazerem os exames. Todo ano faço esses exames. Graças a Deus, nunca foi detectado nada. Esses exames são muito importantes para a nossa saúde, principalmente da mulher”, contou.

Essa ação da UBS do Chafariz será realizada nesta quinta-feira (8), na comunidade de Quixaba, a partir das 7h30.

Álbum de fotos

WhatsApp Image 2026-10-07 at 09.13.57.jpeg
Anterior Próximo