sexta-feira - 12/01/2024

Trabalho, diálogo, sinalização, segurança e trânsito; saiba tudo sobre o andamento das obras do Centro Comercial

Por: Italo Bruno

A Prefeitura segue intensificando os trabalhos para a construção do Centro Comercial de Mossoró. Com isso, uma série de ações vem sendo realizadas de forma integrada com as mais diversas secretarias do município a fim de melhorar, organizar e aquecer ainda mais o comércio da cidade. Entre elas, o diálogo constante com os comerciantes, a realocação temporária dos vendedores ambulantes, instalação de tendas provisórias, equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) no local, intervenções de vias, novas sinalizações, entre outros.

O Centro Comercial é uma obra que trará benefícios diretos e indiretos, não somente ao município e comerciantes, mas a toda população de Mossoró e região. Essa é apenas mais uma ação do programa “Mossoró Realiza”, onde está sendo investido um montante superior a R$ 10 milhões.

“A nossa gestão inicia uma obra histórica para os comerciantes da cidade. O Centro Comercial chega para garantir mais mobilidade no centro de Mossoró, com um local moderno e digno para que todos possam trabalhar”, destacou o prefeito Allyson Bezerra.

Diálogo, compromisso e trabalho

A Prefeitura segue trabalhando cuidadosamente em constante diálogo com comerciantes e ambulantes que fazem parte do entorno da área onde será construído o Centro Comercial. O intuito é detalhar sobre todos os passos da obra, além de dar todo o suporte necessário. Tudo acontecendo dentro do cronograma previsto pela gestão

Os ambulantes credenciados foram organizados nos espaços demarcados com carros de apoio da Prefeitura, e ficarão nos espaços provisórios até a conclusão das obras, quando, enfim, poderemos desfrutar do Centro Comercial novinho, preparado para dar mais dignidade aos trabalhadores, além de movimentar ainda mais o comércio.

“Esse é um momento muito importante para o município, onde a gente consegue trabalhar e resolver um problema que vem há mais de dez anos afetando Mossoró, que é um espaço digno para os ambulantes poderem trabalhar e comercializar. A construção desse Centro Comercial vai trazer uma nova realidade, uma nova caracterização para o centro da cidade”, enfatizou o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint), Frank Felisardo.

Intervenções no Trânsito

As intervenções no trânsito do centro da cidade, para o início das obras do Centro Comercial, já foram iniciadas. A rua Bezerra Mendes, na lateral do Mercado Central, segue interditada desde essa quinta-feira, 11 de janeiro, para a passagem de veículos. Já na rua Francisco Peregrino, o bloqueio segue sendo parcial.

As ações são necessárias para melhor organização do espaço, além de garantir a segurança das pessoas durante o período de obras. A Secretaria de Trânsito do município orienta ainda que durante esse período busque sempre as rotas alternativas. Em caso de necessidade, acione os agentes de trânsito através do número 156.

Sinalização

As equipes de engenharia e sinalização viária do município realizaram novas adequações nas ruas no entorno do Centro Comercial, visando não somente facilitar a identificação, como também melhorar o fluxo de motociclistas, ciclistas, pedestres e condutores. Além da restauração da sinalização horizontal, implementação de outras e auxílio à demarcação dos espaços dos ambulantes. Foram também colocadas as novas lombadas modulares, sistema moderno que tem como objetivo otimizar e dar maior fluidez ao local.

A nova sinalização representa um avanço significativo em relação aos métodos convencionais, trazendo elementos mais intuitivos, de alta durabilidade e com tecnologia moderna para uma melhor orientação no trânsito. A implementação foi realizada estrategicamente em locais que pudessem ampliar a visibilidade e entendimento, buscando promover uma experiência mais segura para todos.

“O Centro Comercial é uma etapa importante para a cidade, percebendo o volume de pessoas que vão transitar naquela região. E, logicamente, para garantir a segurança dessas pessoas foram instalados equipamentos especiais, principalmente equipamentos de redutores de velocidade. Um equipamento moderno, novo, que nem todo o município hoje tem, mas Mossoró já está com um passo adiante, que são lombadas modulares, essas lombadas são flexíveis e garantem que no momento oportuno elas possam ser retiradas e colocadas em outro local, se necessário, e logicamente a faixa de pedestres. É um conjunto de sinalizações que tem que andar sempre com a perspectiva de garantir segurança de todos”, frisou o diretor de Mobilidade Urbana do município, Luís Correia.

Segurança

A segurança é sempre uma prioridade fundamental para a cidade de Mossoró. Com isso, visando garantir a tranquilidade e proteção das pessoas, a Prefeitura implementou um sistema de guarda ativa no Centro Comercial, operando 24 horas por dia, sete dias por semana.

É um contingente altamente treinado e dedicado em atuar prontamente para o caso de qualquer eventualidade. Esses profissionais desempenharão um papel importante na manutenção da ordem pública e na prevenção de possíveis delitos.

“Esse ano a gente tem essa nova demanda, essa nova logística ali na área do Mercado Central, próximo à Catedral de Santa Luzia. Assim, temos agora tanto guardas fixos dentro do Mercado, como também temos viaturas no entorno para garantir a segurança das tendas, dos ambulantes que vão lá trabalhar. Portanto, vamos ter agora uma guarda municipal presente 24 horas por dia, com o intuito de garantir a segurança de todos os trabalhadores e de todos os usuários que vão lá comprar e adquirir seus produtos”, destacou o comandante da GMC, Thiago Fernandes.