sexta-feira - 24/05/2019

Torneio da Juventude reúne mais de 200 adolescentes em torno do esporte

Cerca de 200 adolescentes entre 12 e 17 anos de 15 equipamentos sociais participaram nesta sexta-feira, 24, do Torneio da Juventude. A competição foi realizada dentro da perspectiva de formação integral, apostando no esporte como ferramenta essencial para a formação cidadã dos jovens e traz a proposta de estimular a prática de exercícios físicos, cumprindo o desafio 1, do Selo UNICEF Edição 2017-2020, também articulado pela Fundação Abrinq.

A atividade, que é realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude, teve como tema: Torneio Juventude pela paz: cartão vermelho nas drogas, um gol para vida. “Estão aqui os adolescentes que participam do NUCA, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, no sentido de promover o direito ao esporte seguro e inclusivo”, destacou Heverton Cândido, mobilizador do NUCA em Mossoró.

Lucimar Almeida jogou pela equipe do Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Conjunto Wilson Rosado, estando na competição pela primeira vez. “Achei muito bem organizado, a programação ótima, seguindo a temática do esporte. Eu já pratico capoeira e tae kwondo no CCI e gosto muito”, disse.

Já Ângelo Jhonata participou pela equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Redenção. “É o segundo ano que participo. É muito empolgante porque ao invés de a gentes estar nas ruas aprendendo coisas erradas e estamos aqui praticando esporte”, afirmou.

A prefeita Rosalba Ciarlini acompanhou a programação e destacou a importância do incentivo ao esporte e à cidadania. “O esporte é uma arma do bem. Esses adolescentes estão aqui para mostrar que são capazes de aproveitar as oportunidades. Nós estamos aqui para investir em políticas públicas que mudem para melhor a realidade das pessoas”, disse a prefeita.

A ação também contou com momentos de conscientização em torno da campanha 18 de Maio, de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes.