terça-feira - 28/10/2025
“Toda Terça é dia de Ler”: projeto vem garantindo bom desempenho na leitura e escrita de alunos dos anos iniciais
O projeto tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela leitura, interpretação e escrita por meio de atividades lúdicas em sala de aula
Por: Sayonara Amorim
Um projeto criado pela Coordenadoria dos Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação (SME), denominado “Toda Terça é Dia de Ler”, vem apontando bons resultados no processo de alfabetização de alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal Izabel Fernandes, localizada no bairro Aeroporto. O projeto tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela leitura, interpretação e escrita.

Com base no projeto da SME, os professores da Escola Izabel Fernandes vêm desenvolvendo estratégias que incluem atividades lúdicas aliadas à leitura para atrair o interesse dos alunos. “Eu estou há dois anos com a turma de 1º ano aqui da escola e a partir deste ano iniciamos o projeto de leitura que foi pensado pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de desenvolver a fluência de leitura das crianças. É um projeto que veio para somar, e apesar da gente trabalhar a leitura e a escrita durante toda a semana, às terças-feiras nós temos um momento diferenciado onde os alunos vêm para um espaço para a gente trabalhar com eles as atividades. Nós trazemos livros e eles escolhem a leitura que mais agrada a cada um e realizamos várias tarefas a partir da leitura feita por eles”, relatou a professora do 1º ano, Ysmilla Katalana Oliveira Figueiredo.

A turma do 2º Ano da Escola Izabel Fernandes também participa das atividades do projeto “Toda Terça é Dia de Ler”. Os alunos contam com a criatividade dos professores que elaboram brincadeiras envolvendo as tarefas de leitura. “Dentro desse projeto, a cada semana nós trabalhamos um gênero textual, hoje por exemplo, estamos trabalhando com rimas e na próxima terça já vamos para outra atividade e todos envolvendo leitura, fluência e o desenvolvimento desse projeto tem contribuído muito para o desenvolvimento dos alunos, a terça-feira é um dia que eles gostam muito”, ressaltou a professora do 2º ano, Geoneide Câmara.

Para a diretora da Escola Municipal Izabel Fernandes, Liduína Rocha, o projeto de leitura representa um incentivo muito importante para os alunos, professores e para a escola. “Esse é um projeto muito rico, onde os alunos estão tendo a oportunidade de ampliar o vocabulário, de viajar através das leituras, de ampliar os conhecimentos a partir dos livros e vem contribuindo também para incentivar a criatividade dos alunos a partir das atividades que são desenvolvidas dentro do projeto”, destacou Liduína.
