quarta-feira - 13/07/2022

SME reúne diretores de escolas contempladas com o programa “Educação e Família”

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró reuniu na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, os diretores das escolas contempladas em 2022 com o programa “Educação e Família”. No encontro, foram discutidas as ações que serão executadas ao longo do segundo semestre no contexto da iniciativa promovida pelo Ministério da Educação.

A finalidade do programa é fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de reflexão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir esse futuro, promovendo ações de formação que envolvam a família e os profissionais da educação.

“O diferencial do programa no âmbito da SME reside no fato de que ele está sendo acompanhado pelas Coordenadorias de Psicopedagogia e Projetos, Inovações e Tecnologia, que apoiam as ações desenvolvidas pelas unidades de ensino, como oficinas, visita guiada, palestras, roda de conversa, reunião de talentos, entre outros”, destacou Eliane Araújo, articuladora municipal do “Educação e Família”.

Em 2021, duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró participaram do programa. Em 2022, esse número saltou para 22 escolas elegíveis. “A Celina Guimarães Viana foi uma das escolas pioneiras no programa, participando em 2021 e também agora em 2022. A iniciativa busca unir a comunidade escolar e as famílias dos alunos, em prol de um melhor relacionamento entre ambos, debatendo questões como a afetividade e comunicação”, pontuou Kelly Cristina, diretora da Escola Celina Guimarães.

O encontro desta quarta-feira (13) foi aberto pela secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, que ressaltou a importância do programa. “A educação deve ser trabalhada em seu sentido amplo, de forma integral e integrada, por isso a importância da valorização dos vínculos entre família e escola, parceria essa que vem sendo fortalecida com esse programa. Em 2021, as atividades realizadas já foram muito positivas e, agora, vamos continuar com essas ações, ampliando o número de escolas contempladas”, concluiu a secretária.