domingo - 08/08/2021

SMDSJ e CMAS realizam última pré-conferência da Assistência Social

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) e o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) promoveram a última pré-conferência da Assistência Social. O público-alvo foram os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A Conferência Magna acontecerá no próximo dia 25.

Titular do Desenvolvimento Social, Janaína Holanda mostrou-se satisfeita com o resultado obtido durante todo o período da realização das pré-conferências e que a expectativa dela é a melhor possível para a realização da Conferência Municipal no fim do mês.

“Estou muito feliz com o resultado das pre-conferências, tanto pelo público quanto pela qualidade das discussões. Nossa expectativa é a melhor possível para a realização da Conferência Municipal.

A presidente do CMAS, Suzaneide Ferreira, enfatizou a participação dos trabalhadores do SUAS no evento. “O balanço é que a participação tem sido garantida, tivemos uma média de 50 trabalhadores e trabalhadoras do SUAS que propuseram de forma ativa melhorias para o funcionamento dos serviços e para a categoria em específico, como plano de cargos, carreira e salário; concurso público, ampliação das equipes de referência; garantia de financiamento público do Estado e da União de forma célere, sistemática e continuada; ampliação de equipamentos como um novo CREAS; melhoria da infraestrutura e condições de funcionamento dos Conselhos de Políticas Públicas e de Direitos, assim como dos Conselhos Tutelares, entre outras propostas”.

Ela destacou ainda que as pré-conferências foram momentos muito importantes para discutir o compromisso de todos por uma política de assistência social efetiva. “Sem dúvidas, essas pré-conferências têm sido de forma cumulativa um processo de diálogo e de efetivação do compromisso de todos por uma política de assistência social enquanto política pública capaz de efetivar a proteção social a todos que precisarem”.

A primeira pré-conferência aconteceu no dia 1º de julho. Elas abordaram o tema da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social (12ª CMAS). A última ocorreu na quarta-feira, 4. Neste ano, o tema é “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.