sexta-feira - 20/11/2020

Situação da pandemia em Mossoró está sob controle e Prefeitura continua monitorando casos da covid-19

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, continua monitorando e ampliando a testagem para identificação de casos do novo coronavírus. Os números de casos confirmados, internações e mortes passaram a cair consideravelmente após os meses de junho, julho e agosto. Após esse período, a situação da pandemia na cidade passou a ser considerada mais confortável, com vários leitos covid-19 disponíveis, redução no número de mortes e internações.

De acordo com dados da Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN desta sexta-feira (20) a taxa de transmissibilidade (Taxa Rt) da covid-19 em Mossoró está em 0.56. Toda taxa abaixo de 1.0 segundo o laboratório é considerada zona segura, com baixa transmissão da doença, tendo a situação da pandemia "sob controle". A Taxa Rt é um indicador utilizado para medir a evolução da doença e indica quantas pessoas podem ser infectadas a partir de uma pessoa já doente. Uma cidade de Rt 2 significa dizer, estatisticamente, que uma pessoa com o vírus pode contaminar duas saudáveis. O recomendado é que a taxa se aproxima ao máximo possível de zero.

Em um comparativo dos Boletins Epidemiológicos de Mossoró dos dias 11 e 20 de novembro a cidade aumentou pouco mais de 3% do número de casos confirmados do dia 11 para o dia 20, muito diferente do que já viveu nos meses de junho e julho onde os casos confirmados, na mesma quantidade do intervalo de dias comparados, subiram mais de 100%. Esse pequeno aumento é considerado normal, uma vez que a Prefeitura de Mossoró continua insistindo em testar mais a população nos Centros Covid (Santo Antônio e Belo Horizonte), Unidade Hospitalar de Campanha do Belo Horizonte e ações de testagem nos bairros com o projeto Família em Foco. Inclusive nos Centros Covid a população já sai com medicação para iniciar tratamento da doença.

DADOS DO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO CORONAVÍRUS DO MUNICÍPIO 11 DE NOVEMBRO

Suspeitos: 4.384

Descartados: 16.432

Confirmados: 8.372

Recuperados: 1.242

Óbitos: 228

DADOS DO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO CORONAVÍRUS DO MUNICÍPIO 20 DE NOVEMBRO

Suspeitos: 3.970

Descartados: 17.816

Confirmados: 8.669

Recuperados: 1.247

Óbitos: 231

O boletim epidemiológico divulgado pelo Governo do Estado contabiliza mais mortes que o informado por Mossoró. O Município já solicitou correção das informações.

MAIS DA METADE DOS LEITOS DE UTI EM MOSSORÓ SÃO OCUPADOS POR PESSOAS DE OUTRAS CIDADES

Dados da Central de Regulação de Leitos de Mossoró desta sexta (20) apontam que a maioria das internações que ocorrem em Mossoró são por pessoas de outras cidades. Mesmo com essa realidade, Mossoró ainda dispõe de leitos livres para novas e eventuais internações.