sexta-feira - 29/09/2023

SISBI POV: Serviço de Inspeção Municipal participará de capacitação no Ceará

Por: Edinaldo Moreno

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), participará na próxima semana de capacitação com auditores fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O trabalho acontecerá de 2 a 6 de outubro, no estado do Ceará.

O objetivo do encontro é a continuação da parceria entre o SIM e o MAPA no sentido de capacitação da equipe de fiscalização do serviço em Mossoró. O município recentemente conseguiu integrar o Sistema Brasileiro de Inspeção para os Produtos de Origem Vegetal (SISBI POV).

“Foi uma solicitação nossa para formação permanente da equipe técnica. Durante toda a semana vão ser realizadas várias atividades de inspeção nas indústrias que manipulam bebidas. O Serviço de Inspeção Municipal foi convidado a fazer parte das equipes que vão inspecionar esses locais para acompanhar como é feita a inspeção”, explicou Edimar Teixeira, engenheiro-agrônomo e integrante do SIM.

O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, mediante ações de saúde pública e combate à clandestinidade.

“Vai ser um momento de conhecimento prático de como é realizada a inspeção nos estabelecimentos que manipulam bebidas e também de legislação, de continuação da parceria entre o SIM e o MAPA”, concluiu.

SELO

Mossoró passou a ser o primeiro município no Brasil a conquistar a equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção para os Produtos de Origem Vegetal (SISBIPOV). O reconhecimento foi publicado em agosto no Diário Oficial da União (DOU), e a cerimônia de entrega do selo aconteceu durante a Festa do Bode 2023.

A conquista do selo habilita o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado à Seadru, a emissão do selo. O que significa que os empresários de produtos de origem vegetal agora poderão comercializar a produção com selo de qualidade.