quinta-feira - 06/06/2024

SIM realiza ação educativa em comemoração ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Por: Edinaldo Moreno

A equipe do SIM estará em quatro supermercados nesta quinta-feira (6). Foto: (Walmir Alves/SECOM/PMM) A equipe do SIM estará em quatro supermercados nesta quinta-feira (6). Foto: (Walmir Alves/SECOM/PMM)

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), realizará neste dia 6 de junho uma ação educativa em quatro supermercados em Mossoró em alusão ao Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. A equipe esteve em dois supermercados pela parte da manhã e estará em mais dois no período da tarde com atividades de educação sanitária aos consumidores.

O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é uma data que vem ganhando cada vez mais relevância em todo o mundo. Celebrado no dia 7 de junho. A diretora do SIM destaca a importância da data.

“O Serviço de Inspeção Municipal vem justamente para orientar e reforçar a importância do consumidor adquirir um produto com registro na inspeção. O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos vem se ampliando ao longo dos anos”.

Allany Medeiros também explica a necessidade do alimento não ter nenhum tipo de contaminação para que ele possa servir de alimento e não de adoecimento nas pessoas que venham a consumir o produto.

“Todos os anos a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), reforça o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, por isso a importância do consumidor se atentar para o produto inócuo, ou seja, a segurança daquele produto para que ele não tenha nenhum tipo de contaminação”.

A ação educativa realizada pelo Serviço de Inspeção Municipal tem como parceira a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). “Essa nossa atividade conta com alunos da Ufersa, colaborando nesse momento de educação sanitária, de informações aos consumidores que estão presentes nos supermercados nos quais a gente está levando hoje a ação do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos”, finalizou.