quarta-feira - 26/06/2024

SIM participa de programa de avaliação de qualidade de produtos de empresas registradas no MAPA

Por: Edinaldo Moreno

Coleta foi realizada nesta semana numa empresa registrada. Foto: Divulgação Coleta foi realizada nesta semana numa empresa registrada. Foto: Divulgação

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), está participando do Programa de Avaliação de Conformidade dos Produtos de Origem Animal (PAC/POA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

O objetivo do programa é avaliar a qualidade dos produtos fabricados pelas empresas registradas no Ministério da Agricultura com o Serviço de Inspeção Federal (SIF) e também do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

Em Mossoró, a equipe do SIM realizou nesta semana coleta de um produto numa empresa registrada no Serviço de Inspeção Municipal e que tem SISBI e possui a comercialização não apenas no município, mas em outros circunvizinhos e até em outros estados.

“Mossoró foi contemplada mais uma vez nesse programa PAC/POA e realizamos a coleta de um produto de uma empresa registrada em nosso serviço e que tem SISBI. Encaminhamos essa amostra ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura, que realiza essas análises microbiológicas físico-químicas para avaliar e atestar a qualidade e segurança do produto que é fabricado nessa empresa com registro no SIM”, explicou Allany Medeiros, diretora do Serviço de Inspeção Municipal.

Allany destaca ainda que o SIM realizou esse mesmo procedimento no ano passado e que teve resultados satisfatórios. “Em 2023, Mossoró também participou deste programa e coletamos amostras de produtos fabricados nas empresas com registro no SISBI e tivemos como resultado satisfatório as análises dos nossos produtos que foram coletados”, ressaltou.

A diretora do SIM enfatiza a expectativa de que os resultados atuais também possam ser satisfatórios, garantindo dessa forma que o Serviço de Inspeção Municipal atue nas empresas avaliando os programas de alto controle, os processos de produção desses produtos e atestando com qualidade a comercialização, tanto no comércio local quanto em todo o território brasileiro.