sexta-feira - 28/11/2025

SIM participa de audiência pública em Quixadá para apresentar trabalho realizado em Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

Cedida Cedida

A equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), participou nesta quinta-feira (27) de uma audiência pública na Câmara Municipal de Quixadá, no Ceará, para apresentar o trabalho desenvolvido pelo órgão no município de Mossoró.

A apresentação consistiu nas vantagens de implantação do serviço no município, os avanços para os produtores de alimentos, especialmente aqueles da agricultura familiar, fomento à economia, à segurança do alimento, o aporte de recursos de impostos, a arrecadação dentro do próprio município, atração de novas empresas, entre outros pontos.

A audiência pública contou com a presença de representantes de municípios cearenses, autoridades locais, produtores rurais, além da Agência de Regulação Sanitária do Estado do Ceará. Diretora do SIM/Mossoró, Allany Medeiros destacou a participação do Serviço de Inspeção Municipal no evento realizado em Quixadá.

“A equipe do SIM participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Quixadá, onde apresentou as vantagens para o município implantar o serviço. Apresentamos a nossa realidade para os participantes do evento. Foi um momento muito importante para trocar experiências, apresentar a nossa realidade e fortalecer, cada vez mais, a produção segura de alimentos no nosso país”.

Audiência pública ocorreu na última quinta-feira. Foto: Cedida

O Serviço de Inspeção é responsável por fiscalizar produtos de origem animal (como carne, leite, ovos, mel, pescados e derivados) e produtos de origem vegetal (bebidas alcoólicas e não alcoólicas) no âmbito do município de Mossoró. O SIM garante que esses produtos sejam seguros, higiênicos e próprios para o consumo humano, além de estarem conforme a legislação sanitária.

Em 2025, o Serviço de Inspeção Municipal completou 10 anos de existência de uma trajetória exitosa e de reconhecimento nacional pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), sendo, inclusive, referência para estados e municípios do país no quesito fiscalização/inspeção sanitária dos produtos de origem animal e vegetal.

A primeira lei que criou o SIM/Mossoró foi em 2010. A lei foi atualizada em 2013 e novamente em 2019 para atender às demandas específicas do panorama nacional com relação à fiscalização sanitária dos produtos de origem animal e vegetal. A última atualização ocorreu este ano. O órgão municipal foi implantado oficialmente no dia 29 de maio de 2015, mediante ato normativo publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) da época.

Anterior Próximo