sexta-feira - 29/09/2023

"Setembro Amarelo": Prefeitura realiza ação voltada a servidores municipais

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã desta sexta-feira (29) ação de encerramento da campanha “Setembro Amarelo”. Na ocasião, uma programação de atividades alusivas à valorização da vida e prevenção ao suicídio foi desenvolvida na Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

No encontro, servidores e usuários dos serviços receberam orientações acerca dos cuidados com a saúde mental. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda promoveu uma manhã diferente na programação do evento com atividades artísticas e culturais como música, pintura e poesia.

Sarah Oliveira, gerente administrativa da Sefaz.

A ação foi bem prestigiada pelos servidores da Sefaz que destacaram a pertinência de discutir a temática. “Acredito que essa oportunidade é única, pois é muito importante trazer para dentro da secretaria a discussão sobre a saúde mental, onde muitas vezes passamos muito mais tempo no ambiente de trabalho que com a nossa própria família. É importante saber canais e mecanismos onde possa pedir ajuda. Essa parceria com a Secretaria de Saúde Municipal traz para a gente uma segurança onde a gestão se importa com a saúde mental do seu servidor e também com seus contribuintes e usuários dos seus equipamentos”, declarou Sarah Oliveira, gerente administrativa da Sefaz.

A iniciativa desperta a conscientização para os cuidados consigo e com o próximo. “É uma campanha valorosa. É uma campanha com certeza salutar, principalmente aqui para os servidores diante dos serviços essenciais que prestamos. Nós lidamos com tributos, então um evento desse deve ser muito homenageado, tendo em vista sua importância, principalmente para a gente colaborar com essa campanha que está de parabéns aqui em nossa cidade”, pontuou Lílian Diniz, auditora fiscal do município.

Edilson Júnior, secretário municipal da Fazenda.

“Parabenizo a Secretaria Municipal de Saúde por trazer à luz essa discussão tão importante na nossa sociedade hoje em relação à saúde mental, um problema que aflige a população mundial. A Secretaria da Fazenda de pronto entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e trouxe esse dia para fazer junto aqui aos nossos contribuintes, nossos servidores. Considero de grande valia esse momento, externando parabéns ao Município por trazer e proporcionar essa oportunidade de todos refletirmos sobre as nossas situações pessoais e também com o próximo. Importante destacar, como diz o lema da campanha, ‘você não está sozinho’”, ressaltou Edilson Júnior, secretário municipal da Fazenda.

As ações de assistência à saúde mental da população acontecem durante todo o ano, mas no mês de setembro elas são intensificadas. Durante o mês temático, a Prefeitura desenvolveu uma extensa programação com ações nos equipamentos da rede municipal de saúde, integrando profissionais, pacientes, familiares e população em geral.

“Durante o mês de setembro foram realizadas diversas atividades. O setor de Saúde Mental, os CAPSs e os demais equipamentos realizaram ações alusivas à campanha, atingindo muitas pessoas, não só pacientes como também os familiares e as vizinhanças que estão ao redor dos equipamentos. Importante a gente estar ressaltando e citando a contribuição, a parceria que fizemos com a Secretaria de Assistência Social. Alguns equipamentos como o CRAS e as escolas foram contempladas com palestras, com conscientização, com forma de a pessoa lidar com essa situação, alertando, mostrando onde deve procurar ajuda. O mês do ‘Setembro Amarelo’ foi recheado de informações e serviços importantes para toda a população”, explicou Adriano Freitas, gerente de Saúde Mental do município.

Em 2023, a Associação Brasileira de Psiquiatria trabalha a campanha “Setembro Amarelo” com o lema “Se precisar, peça ajuda!”. A campanha frisa que as pessoas podem buscar auxílio e informação a partir de diversos meios, entre eles, o Centro de Valorização da Vida (CVV).

CVV - Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção ao suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Os contatos com o CVV acontecem das seguintes formas: pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação); pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail