terça-feira - 28/09/2021

“Setembro Amarelo” é encerrado no Parque Municipal

Por: DIRETI

Com extensa programação totalmente voltada para a valorização da vida, foram encerradas hoje (28) as atividades do “Setembro Amarelo”, desenvolvidas pelas unidades de atenção psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Mossoró.

Todas as atividades de encerramento aconteceram no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira, onde todas as unidades de referência que atuam na atenção básica à saúde mental se reuniram. A agenda dos pacientes e familiares de pacientes que foram ao Parque Municipal foi voltada para descontração, relaxamento e confraternização com atividades de música, dança, teatro e lanche coletivo.

Para a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Kaliana Fernandes, a ideia de tirar as ações de saúde mental dos limites das unidades teve como objetivo proporcionar um dia diferente para os pacientes. “A nossa ideia de trazer as atividades para serem realizadas aqui no Parque é exatamente para tirar esse trabalho das quatro paredes das unidades e promover um dia de lazer e confraternização para todos os pacientes, familiares e servidores”, ressaltou Kaliana.

"SETEMBRO AMARELO" 2021 – As ações do “Setembro Amarelo” deste ano contaram com a participação ativa das seguintes unidades: Ambulatório Materno Infantil (AMI), PAM, CER IV, CAPS II Mariana Neuman, CAPS II Antônio Herculano, CAPS Infantil, CAPS Ad III, Hospital Psiquiátrico Milton Marques, Coordenação da Atenção Primária em Saúde, NASF, Coordenação da Atenção Especializada, Coordenação de Saúde Mental e Central de Regulação.

Kaliana relata que neste ano as ações foram ampliadas e tiveram como alvo cuidar de quem cuida. Reforçou também, que devido a pandemia, a procura pelos serviços nos CAPS cresceu em torno de 30%, tornando os serviços oferecidos no setor de saúde mental ainda mais requisitados “Um ponto que considero muito importante nas ações deste ano foi desenvolver as ações de valorização da vida, levando em conta também os profissionais que cuidam dos pacientes. Foi uma forma de reconhecimento pelo trabalho executado pelos profissionais envolvidos neste setor da saúde”, completou.

Estiveram envolvidos nas atividades de encerramento do “Setembro Amarelo”, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, entre outros servidores. “Foi um mês intenso voltado às ações de valorização da vida e hoje estamos encerrando este trabalho com um resultado positivo reafirmando o compromisso da Prefeitura de Mossoró em garantir uma melhor qualidade de vida à população de Mossoró”, destacou a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.